top of page

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS FIXADORES DE VIDRO ADESIVOS, SELANTES E FITA DUPLA FACE?

Atualizado: 21 de mai. de 2021

Por Stephanie Fazio



Fixadores de vidro são muito utilizados no momento da instalação do item, mas você sabe quais são as diferenças entre adesivos, selantes e a fita dupla face?


Silvio Monteiro, gerente comercial da unidade de negócios Tape Solution da Saint-Gobain, disse, em live realizada pelo instagram da Fesqua, que a fita dupla face é tecnológica e de alta performance. O material possui um bom desempenho estrutural, fixando o vidro na fachada para não descolar de nenhuma forma.


“As vantagens se dão com o aproveitamento total do material, sem perdas e pela agilidade da aplicação. Depois de vinte minutos da utilização da fita na esquadria, ela já tem mais de 50% de adesão. No momento em que você faz a aplicação você já pode movimentar o quadro e, se quiser, já mandar para a obra para instalar na fachada. Além disso, é um material sustentável”, explica Monteiro. Conforme o portal Abravidro, o produto também é resistente às intempéries e dilatações térmicas.


O adesivo tem a função de unir uma superfície à outra. Por conta disso, são produtos mais rígidos. O selante é utilizado principalmente para vedar lacunas que existem entre as superfícies, tornando-as impermeáveis. Geralmente, são mais flexíveis e com resistência inferior à dos adesivos, elucidou Jordana Barros, gerente de Negócios da Adespec, em entrevista à Abravidro.


Os selantes tem finalidade de “selar” ou “vedar” juntas com movimento, como em fachadas, pisos, lajes e estruturas, e juntas sem movimentação, como em boxes, louças sanitárias e pias de cozinhas. Também é aplicado entre duas ou mais superfícies de materiais iguais ou diferentes, fornecendo uma barreira e propiciando estanqueidade de ar, água ou poeira. As propriedades físicas de sua base química determinarão as características técnicas, desempenho e, principalmente, seu tipo de uso e limitações, conforme o site Vidro Impresso.

A base química dos selantes pode ser de acrílicos, polissulfetos, poliuretanos, polímeros híbridos, polímeros de MSP, silicones (acéticos e neutros), entre outros componentes. Já os adesivos, assim como no caso dos selantes, têm base química e propriedades físicas que determinarão suas características técnicas ou a funcionais para as quais foram projetados. O produto pode ser feito com cianoacrilato, epóxi, acrílico, hot melt, PVA, poliuretano, silicone, viniléster, poliéster, entre outras, ainda segundo o portal Vidro Impresso.

Fontes: Vidro Impresso e Abravidro

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page