As marcas La Fonte e Udinese apresentam como é possível combinar modelos e materiais para criar uma harmonia visual em toda a casa
*Por Emanuelle Ormiga
Você sabia que até o clima da cidade pode influenciar a escolha do puxador de porta? Só não se preocupa em encontrar o modelo ideal, quem nunca sofreu com um puxador inadequado. Desde danos à porta, custos desnecessários e acabamento grosseiro, os problemas podem ser muitos, mas a boa notícia é que são todos evitáveis seguindo algumas dicas na hora da compra e da instalação.
Ao buscar puxadores para diferentes ambientes, é possível combinar modelos e materiais para criar uma harmonia visual em toda a casa. Por exemplo, puxadores de aço inoxidável podem ser utilizados em áreas de alto tráfego, como cozinhas e banheiros, enquanto puxadores de alumínio podem ser usados em portas internas, criando uma continuidade estética e funcional. Em salas de estar e escritórios, o puxador pode ser um elemento decorativo que reforça o estilo do ambiente, seja ele moderno, clássico, rústico ou minimalista.
Segundo João Vieira, diretor presidente da Udinese, “mais do que um simples acessório necessário para abrir portas de vidro, os puxadores são itens que agregam valor e imprimem estilos”.
A linha de puxadores da Udinese é conhecida por sua versatilidade, elegância e durabilidade. Entre os modelos disponíveis, a marca destaca os puxadores Square e Square Deslocado, que são fabricados em aço inox, e são ideais para portas de alumínio e aço, proporcionando um toque contemporâneo a qualquer ambiente.
Square e Square Deslocado. Reprodução: Udinese
TIPOS DE PUXADORES
A escolha do tipo do puxador está muito ligada ao uso, se são portas giro, pivotantes, de correr. Os puxadores de alavanca são mais recomendados para portas de giro e pivotantes, seja em ambientes internos ou externos. Isso porque eles oferecem uma pegada mais confortável e facilitam a abertura das portas no dia a dia.
As portas de vidro ajudam a deixar os ambientes mais amplos e iluminados e, aliadas ao detalhe de um puxador adequado, podem impressionar logo na entrada, seja o local uma obra comercial ou residencial. É preciso atenção para encontrar o modelo ideal, considerando o tamanho, a textura e a cor.
"Estilo, design e ergonomia são os principais pontos no momento da decisão de compra, mas o puxador deve estar de acordo com o estilo do ambiente, sem esquecer da segurança e do conforto. Além disso, outro fator importante é a localização. Nosso país tem uma extensão quase continental e uma grande parte na área litorânea, por isso, é essencial que os puxadores tenham resistência a intempéries e suporte a altos níveis de corrosão para regiões com maresia, por exemplo", explica Claudia Lopes, gerente de marketing da La Fonte, marca do grupo Assa Abloy.
TIPOS DE MATERIAIS E SUAS APLICAÇÕES
As marcas La Fonte e Udinese oferecem uma vasta gama de puxadores, cada um com materiais específicos que atendem a diferentes necessidades e estilos.
Inox
O Inox é reconhecido por sua alta durabilidade e resistência à corrosão, o que o torna ideal para ambientes com alta umidade, como cozinhas e banheiros. Além de sua resistência, oferece uma aparência moderna e sofisticada, combinando perfeitamente com ambientes contemporâneos. É fácil de limpar e manter, sendo uma escolha prática e estética.
Alumínio
O alumínio é um material leve, resistente e versátil, amplamente utilizado em puxadores para portas e móveis internos. Ele permite uma variedade de acabamentos, como anodizado ou pintado, oferecendo flexibilidade na adaptação ao estilo decorativo do ambiente. O alumínio é uma excelente escolha para áreas menos suscetíveis à umidade, como salas, escritórios e quartos.
Latão
É um metal nobre que possui alta resistência à oxidação e quando polido sua aparência é semelhante ao ouro, além de permitir aplicação de diversos tipos de acabamentos. Quando combinado com o acabamento cromado ou acetinado é indicado para locais com condições severas de umidade e intempéries como áreas litorâneas ou industriais.
CUIDADOS E MANUTENÇÃO
Cada material requer cuidados específicos para manter sua durabilidade e aparência. O aço inoxidável, por exemplo, pode ser limpo com produtos específicos para evitar manchas e corrosão. Para o alumínio, uma limpeza regular com um pano macio e um detergente neutro é suficiente para manter a qualidade do material.
Para conhecer mais sobre os modelos disponíveis, visite o site da Udinese e da La Fonte e explore as opções que melhor se adaptam ao seu projeto.
Comments