top of page

PRIMEIRA PRODUÇÃO DE VIDRO COM ZERO CARBONO

Atualizado: 19 de mai. de 2022

Conquista da Saint-Gobain tem o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050


A Saint-Gobain, projetista, fabricante e distribuidora de materiais de construção, tornou-se a primeira fabricante do mundo a atingir a produção de vidro plano com zero carbono. Com 100% de uso de vidro reciclado e de energia verde, o material é fabricado a partir de biogás e eletricidade descarbonizada, a conquista é uma demonstração do compromisso da empresa em alcançar a neutralidade de carbono até 2050.


Reprodução: Saint-Gobain

Essa ação tecnológica foi implementada por uma semana na fábrica de vidro plano da Saint-Gobain, em Aniche, no norte da França. A unidade sofreu uma paralisação de quatro anos, a fim de garantir a sustentabilidade do local. Com isso, o grupo investiu mais de 30 milhões de euros na renovação e modernização dos seus equipamentos industriais.


Em 23 de maio de 2017, funcionários e clientes comemoraram a inauguração e retomada das atividades. Com o investimento, em todos os anos, cerca de 20 milhões de metros quadrados de vidro serão dedicados aos mercados da construção e automotivo.


Ao estimular a rede de parceiros da fábrica, o foco foi colocado no ciclo de reaproveitamento do material, com o uso de 100% de cacos de vidro de locais de reforma ou demolição e de sobras de produção. As equipes industriais e de pesquisa do grupo conseguiram ajustar todos os parâmetros técnicos do forno a esse desafio de operar com vidro 100% reciclado e 100% biogás, garantindo a qualidade óptica correta do vidro.


A novidade complementa o investimento do grupo, que foi anunciado no ano de 2021, de construir a primeira fábrica de gesso cartonado neutro em carbono, na Noruega.


Fontes: Glass Online e Saint-Gobain

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page