top of page

PORTAS FECHADAS PODEM PREVENIR O ALASTRAMENTO DE INCÊNDIOS, SEGUNDO O CORPO DE BOMBEIROS



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresenta algumas dicas importantes para a prevenção a incêndios, como o fechamento de portas dos cômodos em casa. Essa orientação pode evitar que o fogo se alastre por outros cômodos, diminuindo possíveis danos causados pela fumaça, melhorando os níveis de oxigênio do local e diminuindo as temperaturas.


Ao sair de casa, feche as portas dos cômodos, como quartos, banheiros e cozinha. Ao dormir, também mantenha as portas fechadas. Em casos de fuga em um incêndio, se tiver como se deslocar, a saída é fechar o maior número de portas que encontrar. Essa atitude dificulta o alastramento das chamas.


De acordo com um estudo norte-americano, a população pula um passo importante antes de dormir. A pesquisa realizada em 2018 pela Organização de Segurança Científica UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI) ou (Instituto de Pesquisa de Segurança de Bombeiros, em tradução livre) constatou que cerca de 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Porém, essa escolha simples pode significar muitas vidas em caso de um incêndio.


Com o aumento do uso de sintéticos em móveis e construções, a porta fechada pode fazer toda a diferença na hora de sair com segurança. O tempo médio para escapar de incêndio em uma residência passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos nas últimas décadas, devido ao uso de materiais inflamáveis e casas com disposições abertas.


A maioria das pessoas que dorme com a porta aberta faz porque acredita ser mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros militares recomendam. O instituto americano de pesquisa em segurança FSRI se antecipou lançando um novo esforço de segurança pública para a Semana Nacional de Prevenção de Incêndios, que ocorre em outubro próximo nos Estados Unidos. A campanha tem como objetivo compartilhar como portas fechadas podem ajudar a salvar a vida das pessoas.


Seguindo a orientação americana de segurança, o Corpo de Bombeiros do Ceará irá somar esforços, este ano em sua semana de prevenção, fortalecendo essa medida preventiva em prol de salvar vidas.


Fonte: Governo do estado do Ceará

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page