Além de possibilitar a circulação entre as áreas e a integração de espaços, a tipologia da esquadria demonstra muito sobre o estilo e a personalidade do morador. Neste ano, o modelo pivotante foi escolhido por arquitetos e designers de forma praticamente unânime, quando se trata de imponência e sofisticação, conforme a Pontal Esquadrias.
As portas pivotantes geralmente são mais largas do que as comuns e se diferenciam das demais porque não possuem as tradicionais dobradiças como sistema de fixação. Os pivôs (ou pinos), mecanismo de abertura instalados na parte inferior e superior da porta, deram nome ao modelo. As ferragens da porta pivotante não ficam expostas e isso deixa o ambiente mais clean, sem interferências visuais.
VANTAGENS:
Ambiente sofisticado: com suas dimensões geralmente maiores do que as portas comuns, deixa imponente a entrada de qualquer residência ou mesmo estabelecimento comercial;
Aparência clean: a ausência de dobradiças deixa o ambiente visualmente mais limpo;
Fixação segura: os pivôs garantem que a porta fique mais firme e estável, com um risco muito menor de empenar. Todo o conjunto é preso por um pivô no chão e por outro no alto da porta;
Mesmo espaço que as portas comuns: a abertura da porta pivotante pode ser para dentro ou para fora do ambiente. Independentemente disso, esse tipo de porta não ocupa mais espaço do que as portas tradicionais.
DESVANTAGEM
Uma desvantagem é que a porta pivotante causa uma perda no vão útil de passagem de uma entrada principal de uma casa ou escritório. Isso ocorre devido à posição do eixo que movimenta a solução.
Fontes: Pontal Esquadrias e Leroy Merlin
Comments