top of page

POR QUE UTILIZAR UMA MOLA DE PISO?


Mola de piso
Divulgação: Papaiz Assa Abloy

O fechamento sutil e silencioso das portas de vidro são proporcionados pelas molas de piso, que também ajudam na proteção do vidro, controlando a velocidade de abertura e fechamento e evitando o risco de quebra do material.


As molas de piso são instaladas no chão e podem ser utilizadas em portas internas e externas. Hidráulicas ou pneumáticas, as soluções atuam como dispositivos de fechamento, fazendo com que a porta seja aberta ou fechada com mais suavidade e segurança. A mola de piso é geralmente aplicada em locais onde a porta precisa ser mantida fechada, como em ambientes climatizados, por exemplo. Elas são encaixadas na ferragem da porta e permitem a abertura da esquadria em ambas as direções.

Por serem discretas, não interferem na aparência da porta, nem na decoração do ambiente. Uma mola de piso pode funcionar por anos, para isso, ela precisa ser bem cuidada e devidamente instalada. Nesses casos, a proteção e manutenção são fundamentais para o seu funcionamento.

O primeiro passo é sempre seguir as orientações do fabricante já na hora de instalar a mola. É importante também se atentar a pontos como alinhamento e regulagem, fechamento e ferrugem.


ALINHAMENTO E REGULAGEM


É preciso certificar de que o eixo da mola esteja alinhado com o eixo da ferragem superior (prumo) para ela ter mais durabilidade e melhor desempenho.

E se as ferragens ou a porta estiverem desalinhadas, pode reduzir o tempo de vida da mola. Por isso, ao ser instalada na porta, as molas de piso precisam ser reguladas.

Para regular a força, cada giro completo (360º) acessa um nível de força: para mais (giro à direita) ou para menos (giro à esquerda).

FECHAMENTO DA PORTA

Em locais com maior incidência de ventos, a porta tende a ficar entreaberta. Nesses casos, é preciso ajustar mais força a mola e, se não houver mais vento ou qualquer outra ocorrência, é preciso regular novamente a mola.

FERRUGEM

Dependendo de como é a manutenção e limpeza, a mola pode apresentar sinais de ferrugem. Neste caso é preciso usar um selante especial, principalmente se a porta fica em locais mais úmidos. E caso a ferrugem esteja em estágio avançado, o ideal é substituir a mola de piso.

QUAL A MOLA IDEAL?

A escolha de uma mola de piso deve seguir sempre as indicações de cada modelo e fabricante. Em uma porta de vidro, por exemplo, é preciso se atentar ao tamanho, espessura e até mesmo ao peso do próprio vidro. O mesmo vale para portas de madeira e metal.

A Papaiz Assa Abloy oferece o modelo de mola de piso PPZ65, que atende porta com menor carga, trazendo custo-benefício. Com alta resistência à corrosão, ela pode ser aplicada em portas com até 100 kg e tráfego intenso.

Fonte: Papaiz Assa Abloy


Commentaires


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page