top of page

POR QUE UTILIZAR MADEIRA PLÁSTICA OU WPC EM PROJETOS?


Reprodução: Tem Sustentável

Profissionais da área de construção, arquitetura e paisagismo já devem ter se deparado ou ao menos ouvido falar da madeira plástica e madeira Wood-Polymer Composite (WPC), composto formado por finas partículas de madeira totalmente envolvida por uma resina plástica, que agrega propriedade termoplástica à mistura, como uma alternativa mais sustentável à madeira comum.


A escolha dos arquitetos em fundamentar todos os seus projetos arquitetônicos em conceitos de sustentabilidade é cada dia mais uma decisão inadiável. Por isso, nas principais obras e desenhos dos maiores nomes do Brasil e do exterior, há a aplicação de madeira plástica ou madeira WPC. Isso por conta da alta credibilidade do material, que agrada as expectativas dos profissionais e a preocupação plena com o mundo que será entregue para as futuras gerações.


No caso do WPC, utilizado em portas e rodapés, as finas partículas de madeira são envolvidas por uma resina de PVC, que possui alta resistência a ambientes agressivos. Os compostos WPC estão ganhando popularidade como um material seguro, ambientalmente sustentável e duradouro. Testes de exposição a agentes agressivos com UV, ambientes úmidos, exposição a fungos e bactérias tem apresentado grandes melhorias contra outros produtos utilizados na mesma aplicação.


Mais do que oferecer magnitude em design, elegância e custo-benefício, os profissionais optaram nos últimos anos por projetos que estejam alinhados a um desenvolvimento sustentável do planeta. Mas, afinal o que é de fato um desenvolvimento sustentável?

De acordo com a comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas: “a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”


Para que compreendam melhor os princípios necessários a uma postura profissional mais sustentável, os profissionais devem aceitar a finitude dos recursos naturais e a busca por tecnologias que ajudem a preservação destes recursos, que vai ao encontro de um planejamento eficaz mediado pela preocupação ambiental. E dentre estas tecnologias uma das mais utilizadas nos últimos anos tem sido a madeira plástica e madeira WPC.


MADEIRA PLÁSTICA E WPC, TECNOLOGIA A FAVOR DO MEIO AMBIENTE


Divulgação: FB Assessoria e Comunicação

Para termos uma ideia aproximada do impacto que a madeira plástica pode ter no meio ambiente, a cada 30m² de madeira plástica uma árvore grande adulta é preservada e cerca de 180 mil sacolas plásticas são retiradas da natureza. Os números impressionam e os investimentos na área de tecnologia e sustentabilidade pelos empresários da marca são constantes.


Além da reciclagem de resíduos industriais que poderiam ser descartados no meio ambiente, a empresa cria parceria com profissionais da área para substituir a madeira natural em diversas aplicações e contribuir para a preservação das florestas. Com a madeira plástica, os arquitetos e urbanistas contribuem para um mundo melhor e ainda agregam em seus projetos as seguintes vantagens:

  • Durabilidade (estimativa de vida do produto é de 80 anos);

  • Não necessita de manutenção;

  • Fácil limpeza, que pode ser feita com água e sabão;

  • Resistência às intempéries, umidade e maresia;

  • Imunidade às pragas;

  • Segurança para as crianças, pois não solta farpas e tem baixíssima dilatação;

  • Baixo custo a médio e longo prazo;

  • Não propaga chamas;

  • Resistência aos raios U.V;

Fontes: FB Assessoria e Comunicação e WPC Center

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page