Um dos fatores é a maior resistência à corrosão em geral. “Os parafusos de aço inox evitam a corrosão galvânica, que ocorre com o contato do aço carbono com alumínio, ainda que ambos os produtos tenham recebido tratamentos superficiais”, informa a Boltinox. “Por isso, os parafusos de aço inox são os mais indicados e usados no mundo todo nas esquadrias de alumínio”.
A empresa destaca que os parafusos de aço carbono, por exemplo, causam corrosão galvânica quando entram em contato com o alumínio, mesmo que o material receba tratamento superficial como a pintura e a galvanização.
AÇO INOXIDÁVEL = A MELHOR OPÇÃO
Além da maior resistência à corrosão em geral, o aço inox não requer testes de salt spray (névoa salina – é um teste de corrosão padronizado muito popular na indústria, utilizado para determinar a resistência de materiais e camadas protetivas à degradação oxidativa), conforme exige a norma ABNT 10821:2017 para fixadores de aço carbono.
Abaixo os testes de resistência focados na corrosão galvânica realizados pelo laboratório Falcão Bauer.
TESTE DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO
Produtos aplicados em perfil de alumínio:
Antes do ensaio de Salt Spray em névoa salina neutra:
Parafusos de aço carbono com revestimento de zinco
Parafusos de aço inoxidável 304 (a2) – austenítico
Parafusos brocante de aço inoxidável 410 (c1) - martensítico
Resultados após 120 horas de exposição:
1. Parafuso de aço carbono revestido
2. Parafuso de aço inox aisi 304 (a2)
3. Parafuso de aço inox 410
Por todas essas características e qualificações, a utilização dos parafusos de aço inox confere maior confiabilidade, agregando qualidade, segurança e valor ao produto que recebe sua aplicação, favorecendo a relação custo-benefício.
Para mais informações, acesse: www.boltinox.com.br
Fonte: Boltinox
Kommentare