POR QUE A JANELA DE ALUMÍNIO ESTALA?
- Equipe Contramarco
- 20 de out. de 2023
- 2 min de leitura

A dilatação térmica é um dos fatores mais comuns para as janelas estalarem. Devido à alta condutividade térmica do alumínio, este metal reage às variações de temperatura, expandindo-se com o calor e contraindo-se no frio. Estas mudanças podem ocorrer durante o dia ou à noite, ou ainda com a troca das estações. Cada variação de temperatura leva o alumínio a se expandir ou contrair, o que resulta em estalos, segundo a CDA Metais, que atua na fabricação e pintura de perfis extrudados de alumínio.
O estalo das janelas de alumínio não é exclusivo deste material. Outros materiais, como o PVC e o aço, também podem apresentar estalos devido à expansão e contração térmica, informa a fabricante.
De acordo com a Aluparts, especialista em retrofit de fachadas, limpeza de fachadas e vedação de vidros, janelas de alumínio e esquadrias, a variação dimensional no alumínio ocorre tanto no sentido vertical quanto nas travessas horizontais. E quando não há folgas para acomodar os materiais, acabam ocorrendo ruídos e deformações que prejudicam todo o sistema das fachadas.
Para o calcular a dilatação e contração do alumínio, o coeficiente é: 24 x 10^(-6), conforme a Aluparts. Por exemplo: qual a deformação para o perfil de alumínio de 4 m de comprimento, submetido à variação de 40° C de temperatura. Deve-se levar em conta que:
α= 24 x 10^(-6) α= 0,000024
E fazer a verificação da variação do comprimento:
∆l = 4000 x 40 x 0,000024 ∆l = 4mm
ASSENTAMENTO DA ESTRUTURA
Com o tempo, as janelas de alumínio podem sofrer um assentamento natural da estrutura devido a fatores como vibrações externas ou até mesmo o próprio peso da janela. Esse assentamento pode causar pequenos estalos quando a estrutura se acomoda. Para minimizar o estalo das janelas, algumas soluções podem ser adotadas, como usar folgas de montagem adequadas e componentes específicos que evitem esse problema, como a guarnição, segundo a CDA Metais.
“Os estalos das janelas ou esquadrias de alumínio, embora chamem atenção, geralmente não comprometem a sua integridade estrutural. Porém, se eles estiverem acompanhados de outros problemas, como vazamentos de ar ou dificuldade em manusear as janelas, o ideal é procurar a opinião de um profissional”, orienta a fabricante.
Fontes: CDA Metais e Aluparts
Comments