top of page

PISCINA NA SACADA: APARTAMENTO EM UBATUBA VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS

Inspirado em hotel nas Bahamas, o VIW Residence conta com 27 apartamentos e uma cobertura


Divulgação/Fotos: Nelson Kon


Um apartamento de luxo localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, viralizou nas redes sociais por ter piscinas nas sacadas, os internautas questionaram se eram piscinas ou apenas iluminação de LED. No TikTok um vídeo sobre a obra passou de 1,8 milhão de visualizações. 


Entregue há menos de um ano, o VIW Residence, inspirado em hotel nas Bahamas, conta com 27 apartamentos e uma cobertura, divididos em quatro andares, segundo o site da Atmosfera, incorporadora responsável pelo edifício. Os apartamentos possuem entre 160m² e 335m², com 3 ou 4 suítes, além de cozinha, banheiro, adega, sala de estar, sala de jantar, hall social, terraço e churrasqueira.


DESAFIO DA ENGENHARIA


Em entrevista ao portal G1, o engenheiro Fabio Planas disse que foram vários desafios. “O primeiro deles foi 'equilibrar' o empreendimento, já que ter a piscina na parte da frente fazia o prédio ter uma carga elevada em uma parte e pouca em outra. Nosso desafio foi equilibrar o conjunto. Conseguimos solucionar isso distribuindo melhor o peso nas lajes, vigas, pilares e até mesmo em uma parte do subsolo".


De acordo com o G1, o custo para montagem de cada piscina, que mede de 8 a 10 m² e comporta 14 mil litros de água, o que chega a pesar até 14 toneladas, foi de cerca de 50 mil dólares. Elas são assimétricas e cada uma delas tem um formato diferente, os modelos são inspirados nas montanhas de Ubatuba. Para sustentar o peso, foi necessário colocar um acrílico reforçado na sacada. O produto foi fabricado na Tailândia exclusivamente para o empreendimento.


"Escolhemos o acrílico pela resistência, o que ajuda na segurança, e pela transparência. Uma parte menor de acrílico aguenta mais peso do uma parte maior de vidro, então precisamos levar isso em conta", explicou Planas em entrevista ao G1.


"Em piscinas comuns, depois de montar toda a parte de concreto, é necessário encher de água para o espaço deformar. Depois disso, é feita a impermeabilização. Nesse caso, isso era impossível. Então tivemos que impermeabilizar e depois instalar o acrílico. Exatamente por isso não tínhamos margem para erro", acrescentou o engenheiro em entrevista ao portal de notícias


Fontes: G1, Atmosfera e Diário do Nordeste

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page