Perfis de aço: entenda a funcionalidade e os benefícios para a construção civil
- Equipe Contramarco
- 24 de abr.
- 2 min de leitura

Desempenhando um papel fundamental na indústria da construção e em uma ampla variedade de projetos de engenharia, os perfis de aço oferecem uma combinação única de resistência, durabilidade e maleabilidade, tornando-os essenciais para diversas aplicações.
Este material pode ser usado para diversos fins, entre eles a produção de esquadrias (portas, janelas, guarda-corpos, portões e fechamentos).
Dentro do setor da construção civil existem vários tipos de perfis de aço, cada um projetado para atender a necessidades específicas em diferentes cenários, com características únicas que os diferenciam.
Tipos de perfis de aço para esquadrias
Perfil U: Também chamados de canais U, é utilizado em estruturas de suporte, como em batentes de portas e janelas. Além disso, a sua seção transversal em forma de U garante resistência e leveza.
Perfil L: Conhecido como cantoneiras, esse perfil conta com uma forma em L. São usados principalmente para aplicações de reforço e suporte em cantos e bordas de esquadrias, como vigas e colunas.
Perfil T: Possuem uma seção transversal em forma de “T”, é utilizado em estruturas de suporte e para encaixar outros elementos, usados em aplicações que exigem suporte vertical, como colunas e pilares, além de estruturas de telhados e em edifícios de construção naval.
Perfil I: Chamado também de vigas em I, são muito comuns na construção de estruturas, como edifícios, pontes e torres. Com uma seção transversal composta por uma mesa horizontal (flange) e uma região vertical (alma). A disposição das massas ao longo do perfil confere alta resistência à flexão, tornando-os ideais para suportar cargas pesadas em longas distâncias.
Perfil H: Possuindo uma seção transversal em forma de “H”. São frequentemente usados em construções industriais, estruturas de suporte para telhados e pisos, além de serem componentes resistentes em guindaste e equipamentos de sustentação de carga devido à sua capacidade de sustentar esforços tanto em direção vertical quanto horizontal.
Perfis C e Z: Amplamente utilizados em sistemas de construção de aço leve, são perfis leves porém resistentes, oferecendo facilidade na montagem. Perfis C são usados principalmente para vigas horizontais, enquanto perfis Z são usados para suporte de vigas e como elementos de reforço. Geralmente são utilizados para edifícios comerciais e residenciais.
Perfil W: Conhecidos também como vigas de alma dupla usadas geralmente em construções industriais e comerciais, onde a capacidade de carga é crucial. Esses perfis também possuem duas mesas (flanges) e uma alma central, oferecendo alta resistência para suportar cargas pesadas em longas distâncias.
Perfis de caixilhos: Usados na fabricação de batentes de portas, estruturas de janelas e portões, também para controlar luminosidade, temperatura e ventilação.
Perfis tubulares: Apresentando uma seção transversal oca, são empregados em uma variedade de aplicações, como postes de iluminação, estruturas de pontes e torres de transmissão. Eles oferecem uma excelente relação entre peso e resistência e são conhecidos por sua aparência estética em projetos arquitetônicos.
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)
Comments