top of page

PAREDES DE ALVENARIA PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR SISTEMA EM EPS PARA SUPRIR DÉFICIT HABITACIONAL


Obra em Vinhedo (SP) do Grupo Isorecort/Reprodução: Paranashop

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para suprir o déficit habitacional seria necessário construir 7,8 milhões de novas moradias no Brasil. Diante deste cenário, por conta das características de segurança e economia, o sistema construtivo de paredes feitas com painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) pode contribuir para a redução do problema.

O EPS, popularmente conhecido como “isopor”, é um material que permite inúmeras utilizações, já sendo utilizado na construção civil em vários países europeus, Estados Unidos e Japão. Dependendo da densidade, o material é capaz de suportar mais de 40 toneladas por m². Por isso, ele proporciona maior resistência em comparação à alvenaria convencional, com conforto térmico e acústico.


“Este sistema construtivo proporciona um caminho alternativo para uma construção mais acessível a todos”, afirma André Santos, diretor-presidente do Grupo Isorecort, que acaba de lançar no Brasil um sistema inovador de construção com paredes inteiras feitas em Monopainel (painel monolítico), compatível com qualquer tipo de projeto.

Segundo ele, o painel monolítico representa uma evolução na construção civil, não somente pelo conceito inovador, mas também por ocasionar uma redução de aproximadamente 30% nos custos finais da obra. “O sistema, cujas obras contam em sua maioria com fundação de lajes de concreto, é um terço mais rápido de se executar em comparação à alvenaria convencional. Além disso, tem baixíssima absorção de umidade e menor geração de entulho e resíduos”, afirma.

Projetos de construção civil com o Monopainel estão sendo implementadas por construtores em cidades como Araraquara (SP), São Bernardo do Campo (SP), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Varginha (MG), Vinhedo (SP) e várias outras.

Fonte: Grupo Isorecort/ Assessoria Agência Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page