ONDE É POSSÍVEL INSTALAR UM PAINEL SOLAR?


Reprodução: Canal Solar

Limpa, renovável e natural, a energia solar pode ser obtida com painéis instalados nos mais diversos locais, como telhados, lajes ou mesmo no chão. Você sabe quais são os locais mais recomendados para a instalação de um painel solar? Confira a seguir as dicas da Inox-Par, fabricante e comerciante de fixadores em inox.


A aplicação de painéis solares é ampla e variada, e existem alguns fixadores específicos para cada subestrutura onde o painel será fixado. Contanto que sejam espaços abertos, com bastante incidência de luz solar, qualquer local pode receber um painel fotovoltaico. Entre os mais comuns estão: estruturas de telhas de cerâmica, lajes de concreto, telhas e telhados metálicos, estruturas e telhados de madeira, telhas de fibrocimento e fixação direta no solo.


PAINEL SOLAR FUNCIONA MELHOR NO TELHADO OU NO SOLO?


O melhor local para a fixação depende do tipo de projeto e das suas possibilidades. O espaço possível para instalação pode fazer um ou outro parecer mais compensatório em termos de quantidade de placas possíveis de serem instaladas, mas o tipo de solo e de telhado também pode influenciar na durabilidade da estrutura, por exemplo. Ainda pode haver diferenças de custos na instalação ou na eficiência de captação de energia.


VANTAGENS DA INSTALAÇÃO DA ENERGIA SOLAR NO TELHADO


Para instalar um painel solar no telhado, é necessário atentar-se a alguns detalhes. Primeiramente, é preciso realizar uma análise estrutural para avaliar se o local suporta o peso de um sistema de energia solar sem demandar reformas estruturais. Isso porque, somando módulos e estrutura de aço, a maioria dos painéis apresentam uma carga de cerca de 15 quilogramas por metro quadrado (kgf/m²).