top of page

O QUE LEVA O BOX DE BANHO A ESTOURAR?

Especialistas da Blindex, Ideia Glass e Personal Glass falam sobre os pontos de atenção e como tornar o produto seguro


*Por Stephanie Fazio


Box de vidro quebrado
Divulgação: Divinal Vidros

De janeiro a junho deste ano, 294 notificações de acidentes com vidro foram registradas no Sistema de Informação para a Vigilância de Violências e Acidentes (Sivva) na cidade de São Paulo. Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). A informação contempla atendimentos realizados na rede pública de saúde, tanto municipal quanto estadual, e na particular, segundo o portal G1.


Os boxes de vidro, quando instalados de forma errada e com materiais inadequados, podem representar um risco à segurança no momento do banho. Neste mês de setembro, a tenista Beatriz Haddad Maia, a Bia Haddad, como é conhecida, sofreu um acidente ao abrir o box do banheiro de seu quarto, localizado no hotel oficial do torneio WTA 1000 de Guadalajara (México). A porta de vidro estourou e a tenista brasileira sofreu cortes nas mãos, ficando de fora da competição, conforme o Uol. “Para evitar acidentes como este, é imprescindível estar em dia com a manutenção do box e realizá-la a cada 12 meses, analisando todos os itens que compõem a solução, para verificar a situação de cada componente e garantir que estejam em perfeito estado”, explica Érico Miguel, técnico da Ideia Glass.


Samir Cardoso, diretor da Personal Glass, observa que várias causas fazem com que o box estoure. Primeiro, a má instalação, em segundo lugar, a manutenção. “É preciso ver como estão as roldanas. Com isso, se garante a durabilidade do box e acidentes são evitados”.


O consumidor precisa ter conhecimento de que o produto é manuseado diariamente e sofre intenso desgaste ao longo do tempo. “Para garantir a segurança, elencamos algumas dicas: antes de adquirir o produto, é crucial buscar opções de alta qualidade e procedência garantida. O box é constituído pelo vidro e acessórios que viabilizam seu funcionamento e cada uma dessas peças deve ser submetida a rigorosos processos de avaliação da qualidade, cumprindo integralmente as exigências das normas técnicas brasileiras”, afirma Ingrid Szebeny, coordenadora de marketing da Blindex.


Além da escolha cuidadosa dos componentes, a instalação do box de vidro desempenha um papel fundamental na funcionalidade e longevidade do produto. “Portanto, é necessário que os consumidores busquem profissionais certificados e capacitados para realizar uma instalação adequada. Para facilitar esse processo, a Blindex mantém uma grande rede com mais de mil revendas autorizadas em todo o país, que podem ser localizadas através do site: (www.blindex.com.br/onde-comprar)”, diz a profissional da Blindex.


PONTOS DE ATENÇÃO


Ingrid elenca cinco tópicos que o consumidor deve se atentar desde o momento da compra, são eles:

  1. Cuidado na hora de escolher o profissional ou a loja, que deve prezar pela segurança em primeiro lugar. A instalação incorreta dos produtos pode causar a quebra do vidro, por isso, sugerimos que o consumidor dê preferência a revendedores e instaladores autorizados, treinados e capacitados. O mais indicado é que o consumidor exija a película de segurança original de fábrica em suas portas, janelas e box de banheiro, principalmente, já que é o local onde a pessoa está mais vulnerável;

  2. Não é indicada a instalação de outros tipos de película decorativas, de controle solar ou que não sejam especificamente testadas para a segurança ou instaladas de maneira manual, pois essas alternativas não garantem desempenho suficiente para “prender” todos os cacos se, por acaso, a quebra do vidro acontecer;

  3. Solicitar e guardar o manual de conservação e limpeza, que traz todas as informações e recomendações necessárias para a melhor conservação e utilização do produto;

  4. É fundamental que o consumidor saiba escolher o tipo de vidro. Existe a norma técnica ABNT 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, que especifica e recomenda três tipos de vidro de segurança para a utilização em boxes de banheiro, são: vidro temperado; laminado e o temperado com película de segurança;

  5. Um projeto seguro de box de banheiro deve conter também: atendimento integral às normas de segurança, principalmente a ABNT NBR 14207, aparador de porta com batedor regulável, trava de segurança, que impede que a porta se solte do trilho, guia de porta reforçada, roldana blindada com dupla proteção e sistema de fixação com parafusos autobrocantes.

O QUE LEVA O BOX DE BANHO A ESTOURAR?


De acordo com Érico, as principais causas que levam o box de banho a estourar, são: danos pré-existentes, como arranhões, que podem enfraquecer a estrutura ao longo do tempo; impactos, como batidas com objetos pesados que podem causar as rachaduras ou estilhaços; tensões térmicas, como água quente contra o vidro frio e exposição direta à luz solar; e qualidade do vidro, uma vez que, um produto de baixa qualidade ou defeituoso está mais propenso a quebras. “A matéria-prima de boa procedência unida a um processo de têmpera adequado irá garantir uma resistência superior ao vidro e durabilidade”, comenta Ingrid.


A coordenadora de marketing da Blindex também cita como um fator de risco a falta de manutenção preventiva. “É aconselhável realizar a manutenção preventiva uma vez por ano, conforme indicado na norma NBR ABNT 14207. Nesta manutenção, um profissional especializado irá avaliar a necessidade de reparos ou substituição das peças que podem comprometer o bom funcionamento do produto”. Acessórios com baixa qualidade e instalação inadequada também foram lembrados pela profissional. “Se o box não for instalado corretamente, por um profissional qualificado, considerando todas as peças e aplicações necessárias, pode se tornar mais vulnerável a quebras”.


QUAIS ITENS TORNAM UM BOX DE BANHO COM VIDRO SEGURO?


Existem vários fatores que tornam o produto mais resistente, como uma boa instalação, um vidro de uma empresa certificada, com a garantia de que o produto foi temperado dentro das normas e um kit de componentes do box de uma empresa da confiança do consumidor são citados por Cardoso. “É isso que o torna mais seguro, mas não existe uma regra para ver qual o box mais resistente”.


Ingrid afirma que a opção mais segura para o box de banheiro é o vidro com película de segurança (Blindex+Segurança), que além de aumentar a resistência do vidro temperado, mantém os fragmentos de vidro unidos e seguros em caso de quebra. Assim, conforme a profissional, o usuário pode abrir e fechar a porta para sair do local sem riscos. “No caso da Blindex, é uma película aplicada em processo industrial, que garante a perfeita instalação, pois quando a película é colocada de forma manual, não é possível garantir a padronização de modo que todas as peças saiam igualmente perfeitas e com o mesmo padrão de qualidade.”


Ela também menciona os vidros temperados, que são considerados vidros de segurança por conta da resistência cerca de cinco vezes superior aos vidros comuns e porque, se quebrarem, fragmentam-se em pequenos pedaços arredondados e menos cortantes do que o vidro comum. Além das características de segurança, o modelo garante transparência e translucidez, proporcionando maior interação entre ambientes, segundo a especialista. Érico concorda que o vidro mais seguro para a instalação do box de banho é o temperado e acrescenta que a espessura deve ser de 8 mm.


box de banho LifeGuard
LifeGuard/Divulgação Personal Glass

“Entre os modelos com película de segurança, eu recomendo o LifeGuard, box de segurança da Personal Glass, termoendurecido, que pode ser instalado até o teto. Ao quebrar, ele continua funcionando”, indica o diretor da Personal Glass.


Box Nobre/Divulgação: Ideia Glass


O técnico da Ideia Glass conta que o Box Nobre, projetado e fabricado pela marca, além de garantir estética ao espaço, aumenta a segurança, já que um dos itens é o amortecedor na abertura e fechamento das portas. “As espessuras das paredes do alumínio da linha Nobre são mais robustas que os boxes tradicionais de mercado, deixando o box com mais resistência e um acabamento premium”.


Box Blindex Chromus/Divulgação: Blindex


Já o Box Blindex Chromus é um produto com roldanas aparentes, composto por kit e vidro temperado Blindex. “O box com roldanas aparentes é amplamente requisitado em projetos de arquitetura e o Blindex Chromus vai além, contando com quatro sistemas de trava de segurança, que proporcionam mais proteção contra quebras do vidro. Além disso, apresenta um recurso de segurança adicional, o perfil superior. Este perfil foi projetado com a preocupação de oferecer segurança extra aos consumidores, permitindo até mesmo o apoio de uma toalha sobre o produto, sem comprometer seu funcionamento ou causar danos ao vidro. É uma excelente escolha para quem busca um equilíbrio entre design e segurança no banheiro”, recomenda a profissional.


Ingrid enfatiza que mesmo que o box não apresente nenhuma irregularidade, é fundamental que seja feita a manutenção preventiva a cada 12 meses e com uma empresa de confiança. “A película de segurança, ainda, não é um item obrigatório por norma na instalação dos boxes de banheiro, porém, independente da marca, é fundamental que o mercado se mobilize na divulgação deste item, que pode garantir a integridade física dos usuários dos produtos, evitar acidentes que podem ser sérios e melhorar muito a imagem do vidro perante seus consumidores. É necessário que todos os envolvidos nesse segmento tenham conhecimento deste item de segurança, para que seja possível a aplicação em escala industrial. Não há motivos para não trabalharmos na proteção das pessoas”, conclui a especialista.


Fontes: G1, Uol, Blindex, Ideia Glass e Personal Glass

Commentaires


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page