top of page

O EFEITO MADEIRA: QUAIS SÃO AS PREVISÕES PARA A TENDÊNCIA?

Atualizado: 18 de mar.

Especialistas da Alumiconte, Ezy Color e Olgacolor explicam os principais benefícios do efeito madeira


*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio


Reprodução: Alumiconte

Quando se trata de arquitetura e design de interiores, a madeira sempre foi associada a projetos sofisticados. Contudo, atualmente, os acabamentos amadeirados em alumínio têm ganhado destaque crescente, oferecendo uma estética idêntica à madeira com benefícios incríveis, além da durabilidade, explica Maria T. Scalcon, supervisora de marketing da Alumiconte, fabricante de componentes, perfis e persianas.


Os benefícios do efeito madeira são inúmeros, de acordo com Natalia Gadioli, responsável pelo marketing da fabricante de perfis de alumínio Olgacolor. “Uma das vantagens reside na estética visualmente atraente que imita com precisão os grãos e texturas da madeira natural. Isso permite que as esquadrias se integrem harmoniosamente a uma variedade de estilos arquitetônicos, proporcionando um visual clássico e sofisticado”, explica. Além disso, mencionam que as esquadrias de alumínio com efeito madeira são altamente duráveis, resistentes à corrosão e exigem pouca manutenção, garantindo longevidade e economia a longo prazo para os proprietários.


Com exceção dos benefícios estéticos e práticos, o efeito madeira em esquadrias de alumínio também oferece vantagens ambientais significativas, acrescenta a responsável pelo marketing. Ao optar por esquadrias de alumínio com acabamento em efeito madeira, os consumidores contribuem para a preservação das florestas, uma vez que reduzem a demanda por madeira natural. Ademais, o alumínio é um material altamente reciclável, o que torna as esquadrias de alumínio uma escolha sustentável e eco-friendly para projetos de construção.


“Os acabamentos efeito madeira da Ezy Color reproduzem com bastante fidelidade a madeira, até com os relevos devolvendo a sensação da madeira. Com muitas opções de cores, é a solução para uma arquitetura moderna que procura usar a madeira de forma sustentável”, afirma Samanta Alves Ponciano, assistente de marketing da marca.


A Alumiconte lançou a coleção Madlor, que oferece seis opções de acabamentos para diversas aplicações, em especial na construção civil e no setor moveleiro, atendendo às necessidades estéticas e funcionais de forma versátil. “Além disso, por contar com processo de sublimação próprio que otimiza a logística, o acabamento confere não apenas sofisticação, mas também praticidade e fluxo facilitado aos projetos de nossos clientes, pois o alumínio já sai pronto para ser aplicado”, explica Maria.


A tinta utilizada é à base de poliuretano (PU), resistente para o processo de sublimação, garantindo durabilidade e qualidade estética. Na coleção Madlor, a garantia da combinação base e filme é respaldada pelo Test in Florida, que atesta a durabilidade do produto final, e conta com as certificações internacionais Qualicoat e Qualideco, que atestam internacionalmente a qualidade da matéria-prima utilizada.


Coleção Madlor. Reprodução: Alumiconte


Reprodução: Ezy Color

Já os produtos Ezy HD2 possuem até 15 anos de garantia nas aplicações externas e 20 anos nas aplicações internas, de acordo com Samanta. Indicado para uso externo, pela alta resistência à luz do sol, também são menos agressivos para o meio ambiente por utilizar o método de pintura a pó, diferente das tintas líquidas que são mais agressivas.


“Além de imitar a madeira com perfeição, o sistema Ezy é uma alternativa para quem busca materiais especiais para acabamento, contribuindo com qualidade e durabilidade para a decoração de todos os ambientes. Esse é um acabamento de altíssima qualidade e um diferencial importante e sofisticado garantido pelo efeito amadeirado”, afirma a assistente de marketing.


Reprodução: Ezy Color


O EFEITO É UMA TENDÊNCIA PARA O FUTURO?


O efeito madeira em esquadrias de alumínio não é algo novo. Desde seu lançamento na década de 90, sua utilização mundial é crescente anualmente, mostrando que não é uma tendência passageira, mas sim uma solução que se consolida mais e mais a cada ano, sendo a escolha preferida para projetos residenciais e comerciais, comenta Natalia da Olgacolor.


Outra vantagem da crescente demanda pelo efeito madeira é que os preços dos processos caíram quase 50% desde seu lançamento. Com a crescente preocupação com sustentabilidade e a busca por materiais duráveis e de baixa manutenção, a tendência é que o interesse por esse tipo de acabamento continue a crescer nos próximos anos.


Samanta explica que a madeira é um elemento atemporal e que a procura do mercado pelos perfis em alumínio segue crescendo, assim como a tecnologia que busca sempre estar inovando e abrindo um leque de padrões e agora sistemas com efeito madeira, como o novo lançamento da Ezy Color, o Forme Skin.


“A utilização da madeira faz parte da história e evolução do ser humano, pois é base para muitas soluções utilizadas por nós, ou seja, o aspecto madeira nunca deixará de ser utilizado. A tendência está em aplicar os grafismos da madeira no alumínio. Essa tecnologia é capaz de unir de forma sublime a beleza e o calor da madeira, com os benefícios indiscutíveis do metal, o que certamente manterá esse tipo de acabamento por longa data no mercado”, finaliza Maria.


Reprodução: Olgacolor

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page