top of page

NOVO DESIGN DO CENTRO DE USINAGEM SATELLITE XTE CONFERE SEGURANÇA E VISIBILIDADE AO OPERADOR


Centro de usinagem com painel, cabine e esteira
Divulgação: Emmegi 

O centro de usinagem avançado automatizado Satellite XTE CNC com 5 eixos CNC de portal móvel, para executar laborações de fresagem, furação, roscagem e corte em barras de grandes dimensões em alumínio, PVC, ligas leves e aço, conta com transportador de cavacos para a limpeza; corte e separação diretamente na barra; magazine de ferramentas com 24 posições de braço trocador; morsas motorizadas independentes e compactas; novo design de cabine com mais segurança e visibilidade; e monitor de toque na tela com 24 polegadas. A máquina é desenvolvida pela Emmegi, marca do Grupo Voilàp.


A parte móvel da máquina é constituída por um portal dotado de motorização com cremalheira de precisão. O eletromandril de potência elevada (15 kW em S1) com engate de ferramentas HSK-63F permite realizar trabalhos, inclusivamente gravosos, com resultados de rapidez e precisão, segundo a fabricante. “A nova cabina de proteção local foi concebida para proporcionar a máxima funcionalidade, acessibilidade, insonorização e luminosidade com as exigências de segurança e ergonomia. O operador dispõe de grandes superfícies vidradas para controlar as execuções das usinagens e, graças ao sistema de total abertura da cabina em duas partes separadas, de um acesso facilitado durante as fases de limpeza e manutenção”, afirma a Emmegi. 


O interior da cabina prevê segregação da área de trabalho das restantes secções do depósito porta-ferramentas e dos outros acessórios fornecidos no carro: “garantindo a máxima recolha da apara para o tapete transportador e, como opção, a aspiração dedicada dos fumos de usinagem”, diz a empresa. 


A ferramenta lâmina de 500 mm está alojada separadamente em um depósito específico. A máquina dispõe de tornos motorizados que, na modalidade pendular dinâmica, se posicionam de modo independente e em tempo mascarado aos processos de usinagem do mandril no campo de trabalho oposto, segundo a empresa. Os tornos, robustos e de dimensões reduzidas, são configuráveis sem a utilização de ferramentas para as regulações geométricas. “Os novos batentes permitem a total cobertura do campo de trabalho e desimpedem a área no caso de usinagens nos topos do perfil. Todos os eixos CNC são absolutos e não exigem a reposição a zero ao reiniciar a máquina”.



Fonte: Emmegi 

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page