top of page

MÁQUINAS PARA A PRODUÇÃO DE ESQUADRIAS METÁLICAS E DE PVC

Saiba mais sobre a Cortesa, fabricante de equipamentos para corte, usinagem e conformação de perfis e esquadrias


A Cortesa foi fundada em outubro de 1969, no bairro Bom Retiro, próximo ao centro de Curitiba (PR), por Leon Rauscher, representante comercial e distribuidor de máquinas de corte estrangeiras, que decidiu iniciar a fabricação nacional. Em 1983, mudou-se para uma nova sede no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde se encontra até hoje.


Reprodução: Máquinas e Equipamentos

Em 2002, foi firmada uma parceria com a empresa alemã Urban, fabricante de máquinas para esquadrias de PVC. Em 2012, através desta parceria, a Cortesa instalou as duas primeiras fábricas totalmente automatizadas para a produção de esquadrias de PVC. Nestas indústrias, uma vez desenhada a esquadria no software de gestão, todos os ajustes de máquinas são transmitidos online, dispensando programações manuais dos operadores.


A fabricante e importadora de máquinas para industrialização de perfis tem na produção de esquadrias e fechamentos em geral uma de suas mais importantes aplicações. É certificada com o sistema de gestão da qualidade ISO-9001-2015, os equipamentos produzidos ou comercializados por ela aplicam-se também em outros setores, como o de móveis metálicos e a indústria mecânica geral. Além disso, recebeu prêmios “Marca Brasil” como marca predileta dos leitores da Revista CONTRAMARCO nas categorias: máquinas para serralheria; máquinas para esquadrias; e ferramentas para esquadrias.


Reprodução: Cortesa

PRODUTOS


No catálogo da empresa, encontra-se calandras para tubos e perfis; centros de usinagem para perfis metálicos; curvadores de tubos; equipamentos acessórios para indústria de esquadrias; exaustores; ferramentas de corte e pneumáticas; fresadoras de topo e copiadoras; furadeiras para esquadretas; máquinas para esquadrias de PVC; entre outros itens.


Karl Rauscher, diretor, informa que um dos destaques é o centro de usinagem de 3+1 eixos modelo Tiger, capaz de usinar três faces do perfil em uma operação. O diretor conta que, além da linha de máquinas voltadas para a produção de esquadrias metálicas, a empresa possui máquinas para fabricação de esquadrias em PVC da marca Urban, com destaque para a limpadora de recargas de soldagem modelo SV-410, que reconhece automaticamente o perfil inserido nela e executa a limpeza em todo o contorno da solda.


EMBALAGEM DE PERFIS

Reprodução: Acervo Contramarco

A fabricante também trabalha com toda linha de embaladoras Plasticband, porém está focada, inicialmente, nas máquinas para embalagem de perfis modelo Neleo e na máquina para embalagem de esquadrias Artemis, sendo que esta não tem equivalente nacional. “Ambas são produzidas em diversos tamanhos, conforme as dimensões do material a embalar”, diz o diretor.


Durante a Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA), no mês de setembro de 2022, a marca fez o treinamento técnico da equipe comercial e trouxe ao mercado uma apresentação, através de vídeos, do funcionamento das máquinas embaladoras.


Para mais informações, acesse: www.cortesa.com.br/pt-br/


Fonte: Cortesa Máquinas


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page