top of page

MORADIA POR “ASSINATURA” TEM REVOLUCIONADO O MERCADO IMOBILIÁRIO

A companhia já recebeu aporte da gestora Redpoint eventures, que tem em seu portfólio empresas como Creditas, Netflix e Rappi


Reprodução: Housi/Visar Planejamento

Fazer a “assinatura” de um imóvel pode parecer uma ideia inusitada, mas esse é o modelo de negócio da Housi, startup brasileira de gestão de moradias. O objetivo da companhia é oferecer imóvel on demand (sob demanda, em português). Ou seja, o inquilino escolhe um local para morar durante o tempo que quiser, como se fosse uma assinatura.


O negócio se iniciou em 2019, quando Alexandre Frankel, também fundador da Vitacon, empresa de incorporação do mercado imobiliário, não encontrou prestadores de serviço que pudessem fazer a administração e gestão de negócio para os clientes que compravam os imóveis da Vitacon para alugar. “Então, por necessidade, a gente criou a Housi”, diz o empresário. A empresa passou a atender clientes de outras incorporadoras também.

A locação funciona da seguinte forma: o inquilino escolhe o plano, faz o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito e, em poucos minutos, o ambiente estará disponível para locação. Água, IPTU, luz e Wi-Fi já estão inclusos no pacote. “Além disso, tem uma série de outros serviços, como: lavanderia, limpeza e salão de beleza, que ele pode contratar conforme a necessidade”, conta Frankel.


“A nossa ideia era oferecer a mesma coisa que a Netflix ofereceu para o mercado de entretenimento, só que para o mercado imobiliário. Ou seja, trazer um modelo diferente para as pessoas morarem. Algo que elas pudessem escolher por quanto tempo e o local de moradia em menos de um minuto”, descreve o empresário.


Após 10 meses de fundação, a empresa recebeu um aporte de R$ 50 milhões da gestora Redpoint eventures ― que tem em seu portfólio empresas como Creditas, Netflix e Rappi.

Antes da pandemia, a startup atuava apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, está presente em mais de 45 cidades pelo Brasil. “A startup está expandindo. A gente viu que esse era um desejo de milhares de pessoas por todo território nacional”, diz Frankel.


A plataforma conta com cerca de 30 mil unidades sob gestão. “Isso dá um valor de mercado superior a R$ 15 bilhões. É bastante representativo. E a nossa ideia é ser o grande canal para proporcionar essa moradia por assinatura”, comenta o empreendedor. Atualmente, a empresa tem cerca de 120 funcionários. O empresário não abre o faturamento, mas relata que, até o momento, mais de 150 mil pessoas passaram pela Housi.

Para este ano, a empresa oferecerá moradias em hotéis. “Estamos nos associando às maiores empresas de hotelaria do país”, afirma o fundador. “Também estamos focando no aluguel econômico. Temos planos em torno de mil reais.” Outro objetivo é, até o final de 2021, abrir a primeira operação fora do Brasil. “Será na América Latina”, disse o empreendedor em tom de suspense.


O modelo de negócio surge em meio à mudança de comportamento do consumidor. Segundo a Today, agência de transformação digital, 80% dos millenials (quem nasceu entre 1981 e 1996) preferem alugar imóveis ao invés de comprá-los.


Fonte: Housi/Visar Planejamento

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page