top of page

MITOS E VERDADES SOBRE O VIDRO LAMINADO

A Support Glass, distribuidora de adesivos, selantes, perfis, fluídos, floculantes e lubrificantes, entre outros produtos, comenta 5 ideias que cercam este material


Vidraceiro segurando placa de vidro laminado
Divulgação: Support Glass

O vidro laminado consiste na união de placas de vidro (duas ou mais) através de películas especiais de polivinil butiral, popularmente conhecido como PVB. Além de unir as placas de vidro, essa película fica responsável por manter todos os pedaços de vidros suspensos em casos de quebra do vidro laminado.


Essa ação, além de impedir que cacos de vidro se espalhem pelo ambiente, mantém o vão fechado e intransponível até a manutenção da estrutura. É por esse motivo, por exemplo, que o vidro laminado é o modelo indicado para coberturas, clarabóias, fachadas, etc.


Os vidros laminados são elementos fundamentais em projetos arquitetônicos modernos, proporcionando segurança, conforto e estética. No entanto, como em muitos campos, existem mitos e verdades que cercam esse material. Veja abaixo os mitos e verdades comuns sobre o material, de acordo com a Support Glass, distribuidora de adesivos, selantes, perfis, fluídos, floculantes e lubrificantes, sistemas de aplicação de pós separadores e de tratamento de água e sílica molecular.


1. VIDROS LAMINADOS SÃO FRAGILIZADOS PELA UMIDADE?


Mito: Vidros laminados são resistentes à umidade e não sofrem de fragilização.


Os vidros laminados são compostos por camadas de vidro intercaladas com filmes plásticos, geralmente de polivinil butiral (PVB). Esse arranjo cria uma barreira eficaz contra a umidade, garantindo a durabilidade e a resistência do vidro.


2. VIDROS LAMINADOS SÃO MENOS TRANSPARENTES?


Mito: Vidros laminados mantêm alta transparência.


A adição de filmes plásticos entre as camadas de vidro não compromete significativamente a transparência. Pelo contrário, em muitos casos, ela pode ser aprimorada, especialmente quando se trata de controlar a passagem de raios UV.


3. VIDROS LAMINADOS SÃO ADEQUADOS APENAS PARA APLICAÇÕES DE SEGURANÇA?


Mito: Vidros laminados são versáteis e aplicáveis em diversas situações.


Embora seja verdade que os vidros laminados são amplamente usados para fins de segurança, como em para-brisas de automóveis, eles têm uma variedade de aplicações. Podem ser empregados em projetos arquitetônicos, desde fachadas de edifícios até itens de decoração.


4. VIDROS LAMINADOS NÃO PODEM SER PERSONALIZADOS?


Mito: Vidros laminados podem ser altamente personalizados.


Os vidros laminados podem ser personalizados em termos de cor, textura e até mesmo incorporação de elementos decorativos. Isso os torna uma escolha versátil para arquitetos e designers que buscam soluções únicas.


5. VIDROS LAMINADOS SÃO MAIS PESADOS?


Verdade: Em comparação com vidros simples, vidros laminados são mais pesados.


Devido à adição de camadas intermediárias, os vidros laminados podem ter um peso ligeiramente superior aos vidros simples. Contudo, esse acréscimo é muitas vezes insignificante em comparação com os benefícios em termos de segurança e desempenho.


Fontes: Support Glass e Arch Glass


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page