top of page

MERCADO IMOBILIÁRIO PAULISTA: ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE É HORA DE COMPRAR NA CIDADE


Reprodução: Eu Ando Pelo Mundo

Os especialistas da empresa Prodpo, que fornece soluções em software para tomada de decisão no mercado imobiliário e que utiliza inteligência artificial, acreditam que a região metropolitana de São Paulo está em um de seus melhores momentos em termos de atividade imobiliária. Alguns fatores podem ser os responsáveis por esse crescimento no mercado imobiliário.


Segundo Nathan Varda, diretor da Propdo no Brasil, “o planejamento estratégico que remodela o futuro da cidade, novas construções para diversas necessidades residenciais e, claro, a pandemia, aumentaram significativamente o volume de transações.”


“Profissionais locais referem-se aos últimos dois anos como um período de crescimento do setor, impulsionado principalmente pela mínima histórica da taxa de juros (Selic) ter caído até 2%, em 2020-2021, também pelas opções de financiamento mais atrativas para empresas e consumidores e demandas crescentes após a falta de unidades residenciais no mercado”, diz o diretor. “Eu sugeriria também algumas razões psicológicas à medida que mais pessoas se apressaram para realizar seus sonhos, depois da pandemia”, completa.


Estudos da companhia também apontam que o mercado de segunda mão caiu 15% nos volumes de transações, enquanto a lacuna é preenchida pelas compras de novas unidades residenciais. “Muitos players locais explicam o sucesso do novo mercado residencial com o programa nacional de financiamento de famílias de baixa renda para a compra de casas (Casa Verde e Amarela), e no centro de São Paulo, pela nova construção massiva empurrada pela nova lei de zoneamento e oportunidades de financiamento”, revela Varda.


A HORA DOS COMPRADORES


“Podemos ver que, no momento, a coisa mais difícil para vendedores de todos os tipos – construtoras, corretores ou individuais – é encontrar os compradores certos para seu imóvel. Na verdade, esta é uma boa notícia para compradores que têm mais poder e podem barganhar por preços melhores. Também é o céu para os investidores que estão conseguindo economizar entre 30% e 40% do preço de mercado”, aponta o especialista.


Mas a situação não é unificada em todas as partes da cidade, alguns bairros têm grandes demandas enquanto outros lutam por atenção. “Enquanto Jardim Europa, Barra Funda, Ipiranga e Butantã têm muitos apartamentos à venda e baixo número de transações, percebemos que Higienópolis, Vila Mariana e Vila Madalena concentram os olhares de compradores e investidores, com baixa demanda de imóveis disponíveis e elevado número de transações”, completa.


Fonte: CDI Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page