top of page

MARCOS DA ARQUITETURA: VIDROS DE CONTROLE SOLAR ALÉM DA FUNCIONALIDADE

Edifícios Birmann 32 e One Milênio se beneficiam com os desempenhos térmico, energético e luminoso proporcionados pelo produto


*Por Stephanie Fazio


Inovação e modernidade são reflexos dos projetos que utilizam o vidro em sua fachada. O material proporciona união entre funcionalidade, estética e sustentabilidade


Apesar de suas muitas vantagens, a utilização do vidro na engenharia civil também apresenta desafios. A resistência estrutural, a durabilidade e a segurança são preocupações. No entanto, a pesquisa contínua tem levado ao desenvolvimento de vidros laminados, temperados e reforçados que atendem aos padrões mais rigorosos de segurança. Além disso, a incorporação de tecnologias, capazes de controlar a entrada de calor e transparência com base nas condições externas, está abrindo novas possibilidades para a utilização do vidro, segundo o portal Cantábrico.


BIRMANN 32


Birmann 32/Divulgação: Guardian Glass


A fabricante de vidros Guardian Glass apresenta o edifício Birmann 32, marco da arquitetura corporativa na região da Faria Lima, um dos principais centros financeiros de São Paulo e do Brasil. Com aproximadamente 120 mil m² é um dos cinco empreendimentos no país a receber certificação Leed Platinum no Rating System: Leed Core & Shell 2009. Possui um design arrojado, formado por uma torre de 125 m de altura revestida com uma pele de vidro Neutral Plus 50, da Guardian Glass, que alia alta transparência e eficiência térmica, conforme a marca. 

 

Um dos grandes diferenciais do empreendimento está no selo conquistado em 2021. Segundo a fabricante, os vidros da linha SunGuard High Performance tiveram um importante peso em termos de desempenho energético.    

 

Johanna Pescador, engenheira civil e consultora de eficiência energética na ENE Consultores, que atuou no processo de certificação do Birmann 32, explica que os edifícios Leed Platinum são empreendimentos com alto nível de reconhecimento. “O selo identifica as empresas certificadas como líderes de setor e agentes de mudança positiva no mercado no que diz respeito à sustentabilidade, eficiência e inovação”, diz.

 

Entre os cinco empreendimentos corporativos certificados pelo Rating System: Leed Core & Shell 2009, no Brasil, o Birmann 32 se destaca pela alta pontuação — 92 pontos do total de 110 pontos —, tornando-se o segundo empreendimento deste porte a alcançar o Leed Platinum na América Latina e o 21º no ranking mundial de maior pontuação, segundo dados do Green Building Information Gateway (GBIG). Para esta certificação são avaliados sete quesitos: inovação; uso eficiente de água e créditos de prioridade regional; espaços sustentáveis; materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos e energia e atmosfera. Em termos de desempenho energético, a classificação é feita pela categoria energia e atmosfera, que estabelece um pré-requisito e crédito relativos ao desempenho energético do edifício, incluindo a avaliação da eficiência dos vidros das fachadas.

 

DESEMPENHO DO NEUTRAL PLUS 50 


“O caminho escolhido para a análise do desempenho energético foi feito por simulação computacional, alcançando uma economia de energia de 50% e atingindo a pontuação máxima, de 21 pontos”, explica a engenheira civil.

 

Além disso, os vidros da linha também contribuíram para o ganho de pontuação na categoria qualidade do ambiente interno, especificamente no crédito iluminação natural. “A fachada envidraçada permite a entrada abundante de luz natural e, por meio de simulação computacional, foi comprovado o atendimento dos níveis de iluminação requeridos pela certificação”, acrescenta.

 

Ela observa ainda que o bom desempenho energético proporcionado pelos vidros de controle solar da Guardian Glass foi importante para cumprir os requisitos da metodologia de avaliação do Leed e garantir uma boa pontuação. Essa metodologia estabelece um limite de aberturas transparentes por área de fachada, bem como um fator solar para os vidros dessas aberturas.

 

“A escolha do vidro do projeto tem um grande peso no desempenho energético do edifício. No caso do Birmann 32, a escolha do Neutral Plus 50 foi imprescindível para alcançar a alta pontuação do crédito, devido à grande área envidraçada”, conta a especialista, ao destacar que a implementação dos vidros de controle solar auxilia na redução do consumo de ar-condicionado, bloqueando uma parte significativa da radiação solar para o ambiente interno.

 

De acordo com a empresa, neste projeto, foram utilizados mais de 20 mil m² de vidro com baixo ganho de calor solar e insulados, processados pela GlassecViracon, cuja especificação proporciona transmissão de 50% da luminosidade e redução de 60% da entrada de calor.

 

Para Kristina Wu, gerente técnica comercial da Guardian Glass, ter o produto da marca na fachada de um edifício icônico reflete a capacidade da Guardian em oferecer soluções sob medida para cada projeto. “O Neutral Plus 50, da linha SunGuard High Performance, reúne características que contribuem para que os empreendimentos sejam mais eficientes energeticamente”, acrescenta.

 

Classificado como AAA (triplo A), o Birmann 32 inclui praça, teatro, um rooftop, espaços abertos ao público, além da torre de escritórios. A arquitetura do edifício foi assinada por Chien Chung Pei, do escritório Pei Partnership Architects. Já a incorporadora do projeto é a Faria Lima Prime Properties (FLPP).

 

A linha SunGuard oferece diversas opções de vidros de controle solar para projetos comerciais e residenciais. “Com ótima estética visual e variedade de cores, os vidros SunGuard possuem alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB, proporcionam melhor aproveitamento da luz natural, ótimo conforto térmico e redução do consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar e High Performance”, afirma a Guardian Glass. 

 

A Série High Performance conta com transmissão de luz visível de média a alta, com menor ganho de calor solar. Segundo a fabricante, por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideais para obras que buscam as certificações Leadership in Energy and Environmental Design (Leed — Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre), e Aqua. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais, como escritórios, shoppings, hotéis, hospitais e obras de infraestrutura, como aeroportos.


ONE MILÊNIO


 One Milênio/Divulgação: Vivix


O vidro laminado Vivix Performa Duo Verde Intenso, de 8 mm, reveste a fachada do edifício residencial One Milênio, localizado em Fortaleza (CE). Concluído em 2020, o empreendimento projetado pela Nasser Hissa Arquitetos Associados superou desafios. “O principal deles foi especificar um vidro que tivesse as características estéticas imaginadas no projeto pelos arquitetos, ao mesmo tempo que precisa gerar proteção contra o calor e, consequentemente, conforto térmico, privacidade e que permitisse a entrada de luz natural em quantidade equilibrada”, conta Luiz Aparecido Barbosa, gerente técnico da fabricante Vivix Vidros Planos. 


VIVIX PERFORMA DUO VERDE INTENSO


Considerando a elevada exposição à radiação solar na região, foram realizadas análises de vários modelos de vidros, sendo escolhida a versão laminada do vidro de proteção solar da Vivix. “Além de muito bonito e elegante, bloqueia 65% do calor incidente sobre ele e a transmissão de luz de 32%, proporcionando confortos térmico e luminoso”, destaca o gerente técnico. “Este projeto mostra a importância do vidro de proteção solar para edifícios residenciais, mesmo sendo um modelo com uma reflexão luminosa elevada”, completa.


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page