top of page

MAIS DE 1,3 MIL PEÇAS DE VIDRO, DA GUARDIAN GLASS, COMPÕEM A CÚPULA DO PLANETÁRIO DE JALISCO LUNARIA

Ícone da cidade de Guadalajara, no México, o projeto é exemplo da versatilidade do uso do vidro


Reprodução: Visit Jalisco

Com uma arquitetura moderna e arrojada, o Planetário e Centro Interativo de Jalisco Lunaria, em Guadalajara, no México, é considerado um dos cinco melhores planetários do mundo, e também uma referência de projeto icônico. Uma de suas principais atrações é a cúpula que contém uma tela de 180º em seu interior e cuja fachada é composta por 1.380 peças do vidro ExtraClear, produzido pela Guardian Glass, uma das principais fabricantes mundiais de vidro.


Com uma área de 500m², a cúpula do planetário é coberta por peças de vidro temperado e impresso em diferentes formatos e fixadas por conectores de aço com iluminação integrada, sobre as quais são projetadas as constelações visíveis na cidade. O efeito cromático foi alcançado por uma gama de tons de azul que percorrem a cúpula, juntamente com cores quentes nas áreas onde o sol atinge a cobertura ao longo do ano.


“O projeto mostra a versatilidade da aplicação de vidros em fachadas arrojadas, tornando-o único em design e inovador em seu conceito, e permitindo uma conexão entre a geometria da fachada com a geometria dos planetas”, destaca Lamartiny Gomes, gerente de segmento e portfólio coaters da Guardian Glass, ao explicar que o uso do vidro possibilita a inovação no espaço onde ciência e tecnologia se fundem. “Os vidros permitem traduzir esse conceito, além de mostrar a versatilidade de sua aplicação nos diversos projetos de arquitetura de exteriores.”

Construído em uma área total de 2 mil m², o planetário foi inaugurado em 2018 e idealizado para que as pessoas tenham acesso simultaneamente à educação e ciência, disseminando informações sobre desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e inovação, e também sobre o progresso científico local e global.


O projeto do Estudio TOGA Arquitectos & Dipro Innovation Design inclui planetário, sala de projeção de última geração, pavilhão de exposições, área de oficinas educativas e parque e tem capacidade para 174 espectadores.

FICHA TÉCNICA PLANETÁRIO E CENTRO INTERATIVO DE JALISCO LUNARIA

Produto: Extraclear

Processador: Megaglass SA DE CV & Tecglass by Fenzi Group

Arquiteto: Estudio TOGA Arquitectos & Dipro Innovation Design

Proprietário: Gobierno Jalisco


Fonte: Guardian Glass/Assessoria gpcom Comunicação Corporativa

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page