top of page

LOCAÇÃO FLEXÍVEL: NOVO HÁBITO QUE TRAZ PRATICIDADE

Construtora SKR investe nesse modelo de imóveis, para trazer inovação ao setor


São Paulo/Foto: TV Globo/Reprodução

O mercado imobiliário tem vivenciado grandes transformações na oferta de moradia nos últimos tempos, guiado principalmente pela mudança do estilo de vida das pessoas, que estão em busca de praticidade, mobilidade e funcionalidade em seu dia a dia sem deixar de lado o conforto e a identidade.


A locação flexível pode ser um bom exemplo dessas transformações. Ao invés de consumir o tempo com deslocamentos do trabalho para casa e vice-versa, elas estão escolhendo alugar um imóvel para ficar próximo do trabalho, da escola e do lazer, economizando tempo.


Ter a flexibilidade de tempo na locação promove também essa facilidade, à medida que as velhas regras de inquilinato possam dar lugar para novos modelos. Felipe Zveibil, chefe de gestão de ativos e propriedades da SKR, construtora e incorporadora, explica que locação flexível é uma opção em expansão, já que promove uma customização a partir das necessidades do morador. "Hoje ele pode morar na Vila Mariana e daqui a seis meses, mudar de emprego e ir trabalhar na Lapa. Não vai precisar cruzar a cidade e perder tempo com deslocamento. Por meio de facilidades promovidas pela locação flexível, consegue mudar de casa também".


O gestor da SKR explica que com aluguéis de imóveis em regime de contratos mais flexíveis e de curta duração, em relação ao padrão visto no setor imobiliário nos últimos anos, essa realidade vai ser cada vez mais presente.


Para Zveibil, investir em inovação acompanhando as tendências do setor é um dos desafios da SKR. Há cinco anos, funcionava no Brasil a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245 de 18 de outubro de 1991), que rege como as pessoas alugam seus imóveis prevendo prazos, obrigações e garantias, "mas atualmente, elas começaram a perceber que, esse era um modelo arcaico, que implicava em mais burocracia, por isso passaram a buscar alternativas mais flexíveis na hora de alugar um imóvel, baseado na mudança da rotina delas", enfatiza.


O executivo comenta que as pessoas buscam ganhar tempo para a própria vida e, por isso, a tendência é morar perto do trabalho. "Ainda é o negócio principal da SKR que as pessoas queiram ser proprietárias e acho que muitas delas querem, mesmo que seja como investimento ou segurança futura", afirma. Ele complementa que o fato de as pessoas quererem morar perto do trabalho, escola, lazer, entre outros locais, faz com que elas aluguem mais. "Muitas vão inclusive ter um apartamento alugado que paga o aluguel de sua moradia atual."


SAO 2222: FUTURO LANÇAMENTO


A construtora está investindo em projetos para atender às necessidades de quem busca inovação em um imóvel. Exemplo disso é o SAO 2222, empreendimento no modelo multifamily, que está sendo construído na Avenida Rebouças, no município de São Paulo, e exclusivamente para renda. Sua arquitetura e serviços são pensados para o locatário, o que difere muito do aluguel comum praticado na capital paulista.


Para dar vida a esse projeto, a incorporadora se aliou ao fundo Canadense CCPIB Investments e à Greystar Partners, para desenvolver um prédio com 100% dos apartamentos voltados para este modelo de locação flexível.


"Quando estiver em operação, o SAO 2222 será também um exemplo bom do uso da locação flexível. Seja para um curto período de férias, visita a familiares ou até mesmo para uma mudança temporária por conta do trabalho, vai atender o público que está em busca de soluções acessíveis. E uma boa opção tanto para usuário, quanto para quem quiser investir pelo sistema de cotas de fundos imobiliários, uma opção em expansão", explica o gestor.


Fonte: Assessoria Digital Trix/SKR

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page