Construção modular utiliza materiais sustentáveis e sistema de encaixe inspirado em blocos de montar
Localiza Seminovos, segmento de venda de veículos da Localiza&Co, acaba de inaugurar duas lojas construídas com tecnologia desenvolvida pela empresa Fuplastic. O método de construção modular consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado, tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas e que são encaixados uns aos outros, como peças de um brinquedo de montar. A construção das lojas, uma no Shopping Tamboré (Barueri, São Paulo) e a outra no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, utilizou mais de duas toneladas de plástico reciclado.
Esse método de construção não gera resíduos e ressignifica o plástico ao dar uma nova utilidade ao produto, evitando que seja descartado de forma incorreta. “Além de não gerar resíduo, o método ainda recicla um material que, segundo dados recentes do Pacto Global da ONU, poderia chegar aos oceanos. O estudo aponta que 1/3 do plástico produzido no Brasil corre o risco de ter os mares como destino. Essa dupla vantagem, reduzir e reciclar, está 100% alinhada com a agenda ESG da Localiza&Co que busca eficiência na utilização de recursos, assim como o descarte correto de resíduos”, afirma Daniel Linhares, diretor de gente da Localiza&Co.
Feito a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, o tijolo dispensa o uso de materiais mais poluentes, como tinta, gesso e cimento, reduz em 90% o consumo de aço, evita desperdícios, já que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido, e ainda diminui em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial, com módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.
Além de ser leve, modular, reciclado e reciclável, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.
“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da Companhia e, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, complementa Stefan Zeller, gerente de engenharia da Localiza&Co e idealizador do projeto.
Antes da inauguração da loja do Shopping Del Rey, o time de engenharia apresentou para os colaboradores da unidade, detalhando o processo construtivo e o conceito de sustentabilidade que norteou todo o projeto. A iniciativa contribuiu para estimular a consciência ambiental na equipe e disseminar a proposta sustentável entre os clientes.
“A equipe está encantada e a loja tem gerado curiosidade entre as pessoas que nos visitam diariamente. Elas querem saber mais sobre a loja e se impressionam quando descobrem que foi feita a partir de resíduos. Essa é uma experiência inspiradora e gera um impacto significativo no consciente dos nossos clientes”, declara Pedro Guilherme, gerente de vendas Localiza Seminovos.
PARA ALÉM DAS LOJAS MAIS SUSTENTÁVEIS
O projeto de Localiza agrega a outras iniciativas da Companhia que corroboram o seu compromisso com a agenda ambiental, visando a eficiência na gestão dos recursos naturais, a destinação adequada dos resíduos e o consumo de energias renováveis.
Neste sentido, a L&CO fechou 2022 com crescimento de mais de 50% no uso de energia proveniente de fontes renováveis em comparação com 2021, alcançando a marca de 5 milhões de kWh de energia limpa utilizados em suas agências de aluguel, lojas de seminovos e operações. O resultado positivo deve-se a uma estratégia que contempla diferentes frentes, como a geração distribuída por meio da instalação de placas fotovoltaicas em lojas e agências, por exemplo. Além disso, a companhia prioriza equipamentos e soluções eficientes como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, telhados translúcidos, utilização de equipamentos de ar-condicionado inverter, sensoriamento de ambientes e uso de dispositivos que ativam e desativam automaticamente a iluminação.
Em relação aos resíduos sólidos, a Localiza&Co busca, constantemente, soluções que evitem o destino para aterros sanitários. Para isso, estabeleceu parcerias com projetos de logística reversa para baterias e vidros automotivos, reciclagem de pneus e para o processo de refino de óleos. No quesito água, a companhia atua em duas frentes principais: a ampliação e a melhoria contínua da técnica de higienização a seco e a redução do consumo interno, tanto nas agências e filiais, quanto na sede.
Fonte: Localiza/In Press Porter Novelli
Comments