top of page

LEAN NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Metodologia enxuta aplicada na gestão tem sido a virada de chave das grandes empresas do mercado


Reprodução: Instituto de Engenharia

A construção civil sempre foi considerada uma das mais resilientes da indústria brasileira. Por ser o termômetro da economia, muitas vezes acompanhou as oscilações ao longo das décadas. Porém, as sucessivas crises da cadeia de suprimentos (greve dos caminhoneiros, pandemia e alta do combustível) tem demonstrado um alerta para os executivos do setor.


Para garantir qualidade e menos desperdícios com a padronização dos processos, a Climb Consulting, empresa de consultoria de Porto Alegre (RS), por exemplo, aplica em construtoras e incorporadoras a metodologia Lean – significa enxuto, e é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade.


De acordo com Marcus Fireman, sócio fundador da Climb e especialista em Lean, nos últimos 3 anos um movimento vem sendo notado: a busca de modelos de gestão mais eficientes, capazes de fortalecer a antecipação e a redução de desperdícios. É nesse cenário que a metodologia Lean Construction tem ganho vários adeptos. "Por trás dessa filosofia de gestão se encontra o aumento da colaboração, o desenvolvimento de equipes, a visão de fluxo e a busca diária pela melhoria contínua", aponta.

AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO


Uma pesquisa realizada pela Climb Consulting Group em 2020 com mais de 65 empresas do setor, identificou que a maturidade é muito baixa quando o tema são as práticas de planejamento que garantem a antecipação. Fireman afirma que a ausência de rotinas estruturadas de planejamento com visão de 8 a 12 semanas , somadas à baixa colaboração e à incapacidade de enxergar restrições são ingredientes para o insucesso de muitas empresas no setor.


As empresas que têm buscado a metodologia Lean já começam a colher frutos em seus primeiros projetos, como pode ser visto na Uchôa Construções, empresa alagoana que em 2021 contratou a Climb Consulting Group para lhe apoiar na recuperação de cronograma de um empreendimento habitacional de 23 Torres de 5 pavimentos. A partir da aplicação dessa metodologia, o projeto que sinalizava um desvio de prazo superior a 4 meses, conseguiu entregar a obra dentro do prazo.


Para o especialista, o sucesso se deve principalmente ao apoio da diretoria na jornada Lean da empresa. "Sempre que o nível mais estratégico abraça a mudança de cultura a equipe consegue avançar rapidamente na maturidade de aplicação das práticas."


Recentemente, a Uchôa Construções foi premiada pela Ademi-Al (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas) que concorreu na categoria inovação na construção, mostrando como a mentalidade enxuta pode transformar toda uma cultura organizacional e impactar positivamente nos resultados.


Fonte: RelatioNOW


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page