top of page

JANELA ENCAIXILHADA COM VIDROS ISOLA O BARULHO OU HÁ NECESSIDADE DE PERSIANA INTEGRADA?

Equipe Contramarco

*Por Hugo Martínez, coordenador do laboratório de acústica da Universidade do Som, e Edison Claro de Moraes, idealizador e professor da Universidade do Som


Divulgação: Viafer

Atualmente, a maioria das construtoras incluem em seus projetos janelas com persianas integradas a fim de atender os limites da norma de desempenho NBR 15.575-4 — Edificações habitacionais — Desempenho - Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE.


De fato, a janela de correr com persiana integrada isola mais quando a persiana está fechada, mas a pergunta que devemos fazer é: o cliente final deve sempre usar a janela com a persiana fechada sem poder ver a luz do dia?


O vidro é uma das melhores invenções da humanidade e, aplicado em esquadrias, nos protege do vento, da chuva, do calor e do barulho, já a persiana é um sistema feito para escurecer o ambiente, logo seu sistema é bom em vedar frestas existentes, por isso o potencial de isolamento de uma janela aumenta consideravelmente em frequências agudas, onde quem domina é a Lei da Fresta (quanto maior a frequência do som, maior deve ser a vedação do sistema).


Segundo a Lei das Massas, quando dobramos a massa de um material, não dobramos seu isolamento. Por exemplo: se temos um vidro de Índice de Redução Sonora (Rw) 30dB e adicionamos a ele outro vidro do mesmo modelo a junção dos vidros não será Rw 60dB, e sim Rw 33dB, ou seja, a cada vez que dobramos a massa, ganhamos 3dB!


No mercado encontramos sistemas consagrados de janelas com persianas integradas, em que o Rw da janela com persiana aberta é de um número "X" e quando se fecha a persiana, ao invés de ganharmos 3dB, ganhamos até 6dB.


Então significa que a persiana desses sistemas é boa? Não, significa que as janelas estão com problemas em seus aspectos construtivos, fazendo com que o potencial do vidro não seja extraído.


POR QUE ISSO ACONTECE?


Muito provavelmente ao analisar o espectro de frequência de um sistema como este, iremos encontrar alguns "vales ou buracos" nas frequências agudas, o que significa que a Lei da Fresta não foi colocada em prática, então a Lei das Massas passa a não atuar plenamente.


A ordem cronológica é: primeiro Lei das Frestas, para corrigir as imperfeições nas vedações, depois Lei das Massas, para saber o quanto podemos aumentar a carga de vidros no sistema em questão.


A janela de correr com persiana integrada deve ter alto desempenho com a persiana aberta e fechada, garantindo que o potencial do vidro seja extraído pelo sistema de caixilho, assim os clientes terão total escolha e domínio sobre como irão usar a sua esquadria.


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page