Guia de acabamentos para esquadrias
- Equipe Contramarco
- 16 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de ago.

Na arquitetura, acabamentos para esquadrias são revestimentos aplicados em estruturas de portas e janelas, geralmente de alumínio, aço ou PVC, podendo protegê-las contra corrosão, intempéries e também para fins estéticos, alterando sua cor.
Podendo ser em diversos tipos, como pintura eletrostática a pó, anodização ou pinturas líquidas, cada uma conta com características únicas e seus benefícios. A escolha do tipo e modelo depende do material da esquadria e do ambiente (interno ou externo).
Além de oferecer proteção, os acabamentos também ajudam a prolongar a vida útil do material. Também permitem personalizar a aparência das esquadrias, adaptando-as ao estilo do projeto arquitetônico desejado.
Tipos
Eletrostática a pó
A pintura eletrostática a pó é uma das técnicas de revestimento mais utilizadas na construção civil. No processo se usa tinta sem solvente e oferece diversas vantagens. A aplicação é feita por meio de cargas elétricas opostas, atraindo o pó à superfície do objeto, que é então levado a uma estufa para a cura da tinta. Geralmente usada em esquadrias de alumínio e aço, especialmente em ambientes externos.
Vantagens:
Alta durabilidade
Resistência a riscos e corrosão
Grande variedade de cores e acabamentos (metálicos, texturizados)
Aplicação uniforme
Desvantagens:
Exige equipamentos específicos
Mais difícil de retocar em caso de danos
Anodização
É um processo eletroquímico que cria uma camada protetora de óxido de alumínio na superfície dos perfis, aumentando sua resistência à corrosão e ao desgaste, além de oferecer acabamentos estéticos diferenciados. A anodização transforma o alumínio em óxido de alumínio, protegendo-o contra riscos. Os acabamentos disponíveis incluem tons como natural fosco, bronze e preto.
Vantagens:
Durabilidade
Sustentabilidade
Isolamento térmico e elétrico
Desvantagens:
Nem todos os metais são adequados para anodização
Custo inicial mais elevado
Revestimento com efeito madeira
É a técnica de aplicar um revestimento que imita a aparência e textura da madeira natural. Pode ser usado em alumínio e outros materiais, sendo uma alternativa esteticamente atrativa e durável.
Vantagens:
Alta durabilidade (resistência à umidade, cupins, corrosão)
Baixa manutenção
Sustentabilidade (reduz o uso de madeira natural)
Variedade de padrões e tons
Desvantagens:
Menor resistência a riscos
Custo elevado
Maior necessidade de manutenção
Marcas com acabamentos para esquadrias
Diversas marcas se destacam no mercado por oferecer modelos com acabamentos para componentes e esquadrias, como: Alumiconte, Ezy Color, OlgaColor, Alumasa, entre outras.
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário), com informações de: ezycolor.com.br, alumiconte.com.br, casacomvidro.com.br e olgacolor.com.br

