A escolha adequada do vidro para a fachada é essencial não somente pelo aspecto estético, mas também para economia de energia e conforto térmico. Porém, cada fachada possui necessidades específicas e a escolha do tipo de vidro pode influenciar diretamente na qualidade de vida dos ocupantes e no desempenho geral do edifício. Confira dicas para acertar na escolha neste post.
TIPOS DE VIDROS PARA FACHADAS
Escolha popular para fachadas, devido à sua resistência a impactos e capacidade de manter os fragmentos unidos em caso de quebra, proporcionando maior segurança aos ocupantes, o vidro laminado pode contribuir para a redução de ruídos externos, aumentando o conforto acústico dos espaços interiores.
Conhecidos por sua resistência excepcional e contribuição estética para fachadas modernas, o vidro temperado, por ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum, possui como característica os estilhaços em pequenos fragmentos, em caso de quebra, reduzindo o risco de ferimentos.
Apesar de ser um vidro que oferece segurança, por se tratar de fachadas, é necessário uma avaliação criteriosa e a sua especificação deve atender às normas técnicas.
Os vidros duplos, também conhecidos como insulados, oferecem benefícios em termos de isolamento térmico e acústico. A camada dupla de vidro é separada por uma câmara de ar que reduz a transferência de calor e som, proporcionando ambientes mais confortáveis e eficientes energeticamente. No entanto, os vidros duplos são mais pesados e requerem estruturas de suporte adequadas.
As fachadas com vidro de proteção solar proporcionam economia de energia ao aproveitar a luz. Além disso, ajudam a reduzir as cargas térmicas nos ambientes internos, controlando a entrada de calor, como consequência, reduzindo o consumo de energia com ar-condicionado. Também são capazes de prolongar a vida útil dos móveis, pois evitam o desgaste e a descoloração provocados pelos raios UV. Este modelo, desde o neutro ao refletivo, impacta no visual do empreendimento. Os vidros refletivos podem afetar a visibilidade externa durante a noite e em condições de baixa luminosidade, proporcionando maior privacidade no ambiente.
COMO ESCOLHER O VIDRO MAIS ADEQUADO?
Para garantir a opção ideal, os profissionais podem seguir os seguintes pontos:
Avalie as necessidades específicas do projeto, incluindo requisitos de segurança, eficiência energética, estética e orçamento disponível;
Considere o ambiente em que o edifício está localizado, incluindo fatores como clima, exposição ao sol, nível de ruído externo e riscos potenciais de quebra;
Avalie as características de cada tipo de vidro, incluindo resistência, durabilidade, segurança, espessura, capacidade de isolamento térmico e acústico, e impacto na estética da fachada;
Faça uma comparação entre os diferentes tipos de vidro disponíveis no mercado e suas características e escolha o que melhor atenda às necessidades do projeto;
Consulte um profissional especializado para garantir a escolha mais adequada.
Fonte: Divinal Vidros
Comments