top of page

GO SOLAR APRESENTA DRONES DE INSPEÇÃO VISUAL


Reprodução: Portal Solar

A Go Solar, pertencente à Golden Distribuidora, traz ao mercado modelos de drones utilizados para identificar falhas nos painéis solares por meio de inspeção visual, projetar instalação do sistema e até encontrar a origem dos problemas com modelos mais sofisticados que analisam dados termográficos.


“Para a inspeção visual existem drones mais simples que já são suficientes. A aeronave tem dois eixos, com GPS e câmera a partir de 12 MP”, comenta Henrique Freitas, um dos responsáveis pelo negócio da DJI no Brasil junto à Go Solar.


Já para uma análise mais complexa, há drones com inspeção visual e mapeamento 2D e 3D. Esse equipamento, por meio do uso combinado com softwares, consegue transformar imagens simples em 3D, ou seja, em fotos vivas, georreferenciadas. Assim, é possível medir distâncias de áreas e volumes de forma precisa.


Eles também fazem a modelagem 3D de casas ou prédios já na escala correta e com objetos que causam sombreamento. “Nesse caso, se for uma casa com painel solar, por exemplo, o equipamento vai abranger toda a lateralidade do projeto, calculando altitude e a posição do sol para melhor posição das placas”, explica.


Já o modelo com sensores térmicos identifica falhas nas células pelo espectro de calor. Ele marca em vermelho o local onde as células estão superaquecidas, inclusive, identificando falsos positivos e negativos, por sua facilidade em localizar elementos estranhos, como pássaros, por exemplo, que podem confundir a análise. Pela medição da temperatura das células também é possível identificar a intensidade da corrente elétrica, detectando qualquer problema de sobrecarga.


Apesar de o custo não ser ainda tão acessível, Freitas explica que existem diversos modelos no mercado que podem atender o setor solar, dependendo da necessidade da empresa.


Fonte: Golden Distribuidora/TOTUM Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page