O modelo SunGuard Neutral 70 contribui para o aproveitamento da luz natural e o bloqueio de calor, aliado a uma estética neutra
Recentemente, a Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país, inaugurou um novo espaço expositivo sustentável e acolhedor: a Pina Contemporânea, integrada aos edifícios já existentes, Pina Luz e Pina Estação. De forma alinhada a esta pegada sustentável, o edifício recebeu vidros de conforto térmico da fabricante Guardian Glass em suas fachadas, que contribuem para o aproveitamento da luz natural e o bloqueio de calor, aliado a uma estética neutra.
A Pina Contemporânea consagra a Pinacoteca de São Paulo como um dos maiores museus da América Latina, com um total de mais de 22 mil m² e potencial para receber mais de um milhão de visitantes por ano. No projeto foram utilizados 1.700 m² de vidros SunGuard Neutral 70, da Série High Performance, que possuem uma camada de prata em sua composição e atendem aos mais exigentes requisitos de performance. Com estética neutra, o produto possui apenas 9% de reflexão externa, muito próxima a de um vidro comum (8,7%), e proporciona uma transparência quase total, permitindo grande aproveitamento de luz natural.
Espaços da Pina Contemporânea, edifício integrante da Pinacoteca de São Paulo
Seu desempenho térmico, com índice de bloqueio de calor acima de 40%, ajuda ainda a manter a temperatura interna do prédio agradável e a reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado, contribuindo também para a proteção de pisos, mobiliários e obras, graças à sua capacidade de bloquear os raios UVA e UVB.
“A transparência e a elegância dos vidros valorizam a arquitetura do edifício, enquanto sua capacidade de bloquear o calor ajuda a criar um ambiente interno agradável e sustentável. Trata-se de um produto versátil e eficiente, que permite aproveitar a luz natural sem sacrificar o conforto térmico, sendo uma escolha inteligente para projetos de arquitetura moderna”, afirma Kristina Wu, gerente técnica comercial da Guardian Glass.
O fornecimento de vidros da Guardian Glass para a Pina Contemporânea, que conta com certificação ambiental Leed Silver, reconhecendo a eficiência do método construtivo, como o uso de materiais sustentáveis e o aproveitamento de energia solar, é um marco significativo na lista de projetos icônicos em que os produtos da empresa estão presentes, como o Museu do Ipiranga, em São Paulo. “É um orgulho para a Guardian Glass atender projetos que exigem os mais altos padrões de qualidade”, conclui Kristina.
FICHA TÉCNICA
Construtora: Afonso França Engenharia
Escritório de Arquitetura: Arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman
Processador: Glassec Viracon
Consultor de Eficiência Energética: Inovatech Engenharia
Consultor de Fachada: QMD Consultoria
LINHA SUNGUARD
A linha SunGuard oferece diversas opções de vidros de controle solar para projetos comerciais e residenciais. Com variedade de cores, os vidros SunGuard possuem alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB, proporcionam melhor aproveitamento da luz natural, conforto térmico e redução do consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar e High Performance.
A Série High Performance conta uma variedade estética, combinando entrada de luz com bloqueio de calor, permitindo mais conforto óptico e menor sensação de calor, reduzindo o consumo energético. Por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideais para obras que buscam as certificações LEED e AQUA. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais, como escritórios, shoppings, hotéis e hospitais, e obras de infraestrutura, como aeroportos.
Fonte: Guardian Glass/Agência GPCOM Comunicação Corporativa
Comments