Extrusão de alumínio: processo e aplicações na Max Perfil
- Equipe Contramarco
- 11 de jul.
- 2 min de leitura

A extrusão é a técnica que possibilita a conformação de modelos com as mais variadas formas e tamanhos. O processo permite a fabricação de perfis sólidos ou tubulares em diversos formatos, permitindo seu uso em vários setores, como construção civil e arquitetura, moveleiro, utensílios domésticos, óptico e médico, indústria automobilística, eletrônica, informática, entre outros.
Confira o passo a passo do processo de acordo com a Abal (Associação Brasileira do Alumínio):
1º: O tarugo de alumínio é extrudado a uma temperatura que varia em torno de 340°C a 530°C, a depender da liga de alumínio utilizada, até que o alumínio se torne mais maleável.
2º: Com o uso de uma máquina conhecida como extrusora, o tarugo de alumínio é pressionado contra uma ferramenta projetada com a geometria da peça final desejada, obtendo-se o perfil de alumínio, que pode ter comprimentos variados.
3º: Em alguns casos, o perfil segue para um forno, onde é realizado o processo adicional de tratamento térmico, para conferir as propriedades desejadas para o produto. Em outros, estas propriedades já são garantidas na saída da própria prensa de extrusão. O conjunto de processamento termomecânico é chamado de têmpera, que representa a dureza do material.
4º: O perfil é cortado na dimensão desejada da peça, podendo ser utilizado em diversas aplicações no mercado, como a construção civil.
Sobre a Max Perfil
Localizada no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), atualmente a marca conta com duas linhas de extrusão — uma de cinco polegadas e outra de seis polegadas — com capacidade produtiva de até 300 toneladas por mês, atendendo ao mercado com soluções que vão desde perfis para esquadrias e linha fotovoltaica até perfis robustos para a indústria em geral, conforme destaca em seu site.
De acordo com a empresa, os perfis são produzidos com qualidade e em conformidade com as normas técnicas ABNT NBR 8116 e ASTM ANSI H35.2M. Além dos perfis extrudados, a Max Perfil também oferece uma linha de kits e ferragens para vidro temperado.
Uma das preocupações da Max Perfil nos processos produtivos é a questão ecológica, realizando a reciclagem das sobras de material resultantes da extrusão, conforme informado pelo diretor Gercino de Souza Junior.
Em seu catálogo, a marca trabalha com diversos itens, incluindo perfis para vidro temperado de 8 e 10mm; linha de esquadrias para o mercado; e a linha Perfecta Plus, que compreende os modelos 3.2, 2.5 e gradil.
Fonte: abal.org.br e maxperfil.com.br
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)