O processo de extrusão é geralmente utilizado para a fabricação de perfis de alumínio, que podem ter diversos formatos, desde móveis até esquadrias.
Segundo a Alumiconte, fabricante de componentes, perfis e persianas, a extrusão oferece maior variedade de geometrias e permite o uso de diferentes ligas de alumínio, o que facilita o preenchimento de certos requisitos técnicos, como condutividade elétrica, propriedade mecânica e acabamento superficial. O perfil extrudado (combinado com liga e têmpera de alumínio) permite qualquer tipo de processo que envolva conformação plástica (por exemplo: dobra, forjamento e trefilação), remoção de material (no caso de usinagem e estampagem) e acabamento (anodização e pintura).
No caso do alumínio, este é o método utilizado para manipular o metal. O processo é parecido com o funcionamento de uma seringa de injeção, em que o tarugo de alumínio é submetido à alta temperatura e é pressionado até um molde (matriz), pela qual sai, ganhando o formato desejado. Depois desta etapa, ele se torna uma peça sólida, podendo ser cortado da forma desejada.
A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) explica o passo a passo do processo de extrusão, confira:
1º O tarugo de alumínio é extrudado a uma temperatura que varia em torno de 340°C a 530°C, a depender da liga de alumínio utilizada, até que o alumínio se torne mais maleável.
2º Com o uso de uma máquina conhecida como extrusora, o tarugo de alumínio é pressionado contra uma ferramenta projetada com a geometria da peça final desejada, obtendo-se o perfil de alumínio, que pode ter comprimentos variados.
3º Em alguns casos, o perfil segue para um forno, onde é realizado o processo adicional de tratamento térmico, para conferir as propriedades desejadas para o produto. Em outros, estas propriedades já são garantidas na saída da própria prensa de extrusão.
Este conjunto de processamento termomecânico é chamado de têmpera, que representa a dureza do material.
4º O perfil é cortado na dimensão desejada da peça, podendo ser utilizado em diversas aplicações no mercado, como a construção civil.
Fonte: Abal
Comments