• Equipe Contramarco

ESPECIAL: JANELAS E VARANDAS NOS APROXIMAM NA QUARENTENA

Que tal sair na sua janela ou varanda para assistir a um show, um filme, para comemorar um aniversário, fazer uma aula de ginástica e até para homenagear profissionais de saúde?


São esses momentos de contato visual, mesmo que a distância, que trazem descontração e animo, diante da quarentena que estamos vivendo.


NOVO PALCO


Imagens de pessoas cantando e dançando nas janelas e varandas em diversas partes do mundo, principalmente as da Itália, viralizaram nas redes. Tem música para todos os gostos, com estilos que contemplam ópera, sertanejo, pop, entre muitos outros.


Mesmo com o cancelamento dos shows de artistas, as janelas e varandas se tornaram palcos para driblar essa barreira e passar por esse período com esperança, muita música e dança.



“CINE JANELA”


Em Salvador (BH), as cineastas Jamile Coelho e Cíntia Maria e o gestor cultural Chicco Assis resolveram entreter os vizinhos com filmes projetados na fachada de um prédio.

A iniciativa, batizada de “Cine Janela”, é realizada na Rua da Faísca e estreou em 27 de março. O filme escolhido para abrir o projeto foi Tempos Modernos, dirigido e estrelado por Charles Chaplin. Em entrevista a Rede Globo, Assis conta que o projeto tem preferência por filmes mudos para não incomodar os outros moradores.


Foto: Divulgação/Jamile Coelho

AULA NA VARANDA


Moradores se exercitam em Nantes, na França/ Foto: Stephane Mahe/Reuters

Em algumas residências o momento é de deixar o conforto do sofá e se exercitar individualmente ou até em grupo com vizinhos. As pessoas, mesmo de longe, entram em contato por aplicativos e se estimulam a cumprir suas atividades físicas.


Um exemplo é o projeto Aula na Varanda, que acontece no Edifício Riverside, localizado na capital paulista. Um grupo de professores de diferentes atividades físicas, vinculados à empresa Rent a Pro, se inspirou nas iniciativas que vêm acontecendo na Espanha e na Itália, onde os cidadãos começaram a se exercitar nas varandas de apartamentos, e resolveu dar aulas.


A educadora física Cau Saad, que ministrara uma aula no térreo do condomínio, lembra que, “o exercício colabora para combater doenças crônicas e agudas e ajuda na diminuição do estresse”.


FESTA POR TODOS OS LADOS


Já no Rio de Janeiro, nem mesmo a quarentena cancelou a festa de aniversário de uma menina de 14 anos. Os vizinhos se solidarizaram, piscaram as luzes e cantaram parabéns das varandas de seus apartamentos a pedido da mãe da adolescente, o vídeo, é claro, gerou grande repercussão.


Confira a comemoração em: g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/19/menina-de-14-anos-ganha-parabens-de-vizinhos-pela-varanda-no-rio.ghtml


Outro exemplo de solidariedade e carinho vem de Porto Alegre (RS), mesmo que a alguns metros acima do solo, o aniversário de 104 anos de Irma Hammel não "passou em branco".



A HOMENAGEM VEM DAS JANELAS


Com aplausos. Foi assim que vários países homenagearam os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Nas redes sociais, circulam vários registros da iniciativa, entre eles estão os de brasileiros de várias regiões de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras capitais.



Deixamos aqui também a nossa homenagem para todos os profissionais da saúde!


#todoscontraocoronavirus #fiqueemcasa #distanciamentosocial


Fontes: G1, Veja e Uol

42 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200