Equipamentos Italotec facilitam o manuseio de chapas de vidro
- Equipe Contramarco
- 11 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.

Fundada em 2001, a marca se tornou uma das principais empresas no desenvolvimento de peças e equipamentos no ramo do vidro plano, desenvolvendo equipamentos para tornar o manuseio do vidro mais fácil e seguro, combatendo os riscos de acidentes na linha de produção de empresas beneficiadoras e vidraçarias.
A Italotec destaca em seu site a qualidade, tecnologia e confiabilidade de seus produtos e serviços para os segmentos em que atua, com software para desenvolvimento e simulação de máquinas e peças, entre elas as ventosas.
As ventosas são máquinas de sucção ou vácuo utilizadas na indústria para manusear e içar peças de vidro, chapas metálicas e outros materiais. São projetadas para facilitar o trabalho com materiais pesados e delicados, com objetivo de oferecer maior segurança.
Na Italotec, há opções que requerem apenas um operador para fazer a movimentação das ventosas. "Mais prático e seguro do que vários colaboradores se arriscarem juntos realizando esta tarefa manualmente", afirma a marca.
Modelos de ventosas
Abaixo, confira alguns dos exemplos presentes no catálogo da empresa e seu último lançamento, a V12AC.
V8H: Equipamento desenvolvido para trabalhar com superfícies lisas, como vidro, plástico, metais, entre outros. É utilizado na posição horizontal e conta com 8 ventosas ajustáveis, projetadas para diferentes medidas de chapas. Indicado para sistemas de elevação, como braço giratório, ponte rolante, talha etc.
Possui botoeira para facilitar a operação e alimentação elétrica com sistema de vácuo independente, garantindo fixação durante o içamento da peça. Indicado para uso interno, está equipado com válvula de retenção de vácuo, que mantém a segurança em caso de queda de energia.

V4ACT: Esta máquina pode ser utilizada na posição vertical e horizontal, com giro e basculamento automáticos, além de alarme sonoro ao acionamento. Projetada para diversos sistemas de elevação, como braço giratório, ponte rolante, guindaste, talha etc.
Conta com botoeira integrada à talha para facilitar a operação e alimentação elétrica com sistema de vácuo independente, assegurando a fixação durante o içamento. Adequada para uso interno e externo.

V14HP: Suporta até 2.000 kg e possui 14 ventosas ajustáveis para diferentes medidas de chapas. Conta com válvula de retenção no sistema de vácuo e movimenta-se na horizontal.
Pode ser içada por ponte rolante, pórticos, braços giratórios ou equipamentos similares. Seu principal diferencial é não necessitar de energia elétrica, pois o vácuo é gerado por alimentação pneumática, quando o ar comprimido passa por um difusor em alta velocidade. A liberação da chapa é feita por meio de uma válvula.

V5ACP: Equipamento desenvolvido para superfícies lisas, permite elevação, inclinação e giro, sendo projetado para sistemas ITK ou braços giratórios ITK. Utiliza alimentação pneumática com sistema de vácuo independente para garantir a fixação e segurança durante o içamento. Sua construção permite manuseio suave, operação rápida e cuidadosa, minimizando esforço e custos no processo.

V6: Utilizada nas posições vertical e horizontal, esta máquina é projetada para diversos sistemas de elevação, como braço giratório, ponte rolante, guindaste e talha. Conta com botoeira para facilitar a operação, alimentação elétrica com sistema de vácuo independente para garantir fixação segura e é indicado para uso interno e externo.
É equipada com válvula de retenção de vácuo para segurança em caso de queda de energia, proporcionando confiabilidade na utilização.

V12AC: Último lançamento da marca, esse modelo contém diferentes níveis de automação e precisão na movimentação de chapas planas, indicado para vidro, plástico, metal, entre outros materiais.
Com capacidade de carga de até 1.200 kg, o equipamento V12AC foi projetado para ambientes industriais exigentes, operando com braços giratórios, pontes rolantes, guindastes, muncks e talhas. Possui giro automático de 360° e basculamento automático de 90°, com controle de aceleração e desaceleração via inversores de frequência. Conta com sistema de vácuo independente, monitoramento em tempo real e válvula de retenção de vácuo buscando máxima segurança. Além disso, dispõe de braços extensíveis que adaptam a área de contato conforme o tamanho da chapa (de 1310 x 2533 mm até 1310 x 5075 mm) e alarmes sonoros e visuais em todas as etapas da operação.

Fonte: italotec.com.br
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)