top of page

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: BENEFÍCIOS E CUSTOS

Para a produção de eletricidade por meio da luz do sol é necessário um kit fotovoltaico que contém placas solares, inversor de corrente, estrutura de fixação, caixa de proteção elétrica, cabos e conexões. Todas essas partes trabalham em conjunto para gerar a energia elétrica que será usada pelo proprietário do sistema.


Reprodução: Nacional Sol

Para instalação, basta que a residência ou empresa tenha um telhado, uma fachada ou uma área favorável para o aproveitamento da luz solar. Entretanto, caso sejam necessários ajustes, as empresas instaladoras profissionais têm capacidade para contornar problemas como a eventual necessidade de reforço na estrutura do telhado ou adaptação de projeto para evitar áreas com sombreamento.


BENEFÍCIOS


As principais vantagens desse recurso energético são: autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel, manutenção simples, economia na conta de energia elétrica, entre outras.


Diferente de outras fontes de energia, a tecnologia solar não emite ruídos ou poluição, sendo absorvida pelos consumidores como um eletrodoméstico moderno, sem necessidade de intervenções nos edifícios e ainda agrega valor estético.


No quesito sustentabilidade, a energia solar é uma ferramenta de combate às mudanças climáticas, que contribui para a preservação do meio ambiente e redução de gases de efeito estufa. Além de ser uma tecnologia com menos impacto ambiental, o sistema fotovoltaico possibilita o crescimento econômico sustentável para diversos setores.


CUSTO


Apesar do custo de um sistema residencial para uma casa com quatro pessoas girar em torno de R$15 e R$30 mil, atualmente, há mais de 70 linhas de financiamento disponíveis para essa categoria de produto. Além disso, é possível financiar até 100% do projeto, incluindo a instalação, e o processo de contratação é totalmente digital.


As placas solares permitem, já no primeiro mês de funcionamento, uma redução na conta de luz que pode chegar a 95%, restando pagar a taxa mínima e a parcela do financiamento. Além disso, em caso de geração excedente de energia, é possível até mesmo acumular créditos para os meses seguintes.


Fonte: Meu Financiamento Solar/Fala Criativa


留言


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page