Eficiência, estilo e segurança: benefícios da automação em esquadrias
- Equipe Contramarco
- 12 de ago.
- 3 min de leitura

Responsável pela aplicação de tecnologia, programas, robótica ou processos para alcançar resultados com o mínimo de intervenção humana, a automação executa tarefas com pouca interferência, ou seja, substitui ações manuais por sistemas que funcionam de forma autônoma, muitas vezes com o auxílio de computadores e máquinas — e, nas esquadrias, isso não é diferente.
Esquadrias com tecnologia de automação são sistemas que integram recursos eletrônicos e mecânicos para otimizar a abertura e fechamento de janelas e portas, proporcionando mais conforto e segurança. Esse tipo de tecnologia é especialmente usado em obras de alto padrão, onde o conforto, a segurança e a eficiência energética são prioridades.
Além disso, as automações em esquadrias impactam diretamente a segurança e o conforto dos espaços urbanos. Sistemas automatizados de travamento e monitoramento proporcionam uma camada adicional de proteção, oferecendo tranquilidade aos moradores.
Esse sistema também oferece a capacidade de ajustar a operação das esquadrias de forma remota, proporcionando um controle personalizado do ambiente, adaptando-se às necessidades climáticas e criando ambientes internos mais agradáveis.
Ademais, a automação de esquadrias permite personalizar o ambiente conforme a necessidade do projeto. Todos esses fatores contribuem para a criação de um espaço que é tanto funcional quanto esteticamente superior.
Tipos de sistemas de automação
Variando em complexidade e funcionalidade, os sistemas mais simples permitem o controle manual por meio de interruptores ou controles remotos, enquanto os mais avançados utilizam tecnologia de automação residencial, integrando-se a sistemas de segurança e climatização, incluindo controle remoto via aplicativos de celular.
Alguns modelos ainda destacam a possibilidade de programação de horários, permitindo que as esquadrias se abram ou fechem automaticamente em horários específicos.
Componentes
Os principais componentes de um sistema de automação de esquadrias incluem motores elétricos, sensores, controladores e interfaces de usuário. Os motores são responsáveis pelo movimento das esquadrias, enquanto os sensores podem detectar condições como temperatura externa ou presença de chuva, ajustando automaticamente a abertura das janelas.
Já os controladores são o “cérebro” do sistema, gerenciando as operações e permitindo a programação de ações. Por fim, as interfaces de usuário, que podem ser aplicativos em celulares ou painéis de controle, oferecem aos usuários a facilidade de interação com o sistema.
Vantagens das esquadrias com automação
Isolamento térmico e acústico: são projetadas para manter a temperatura interna, reduzindo custos com climatização e proporcionando maior conforto.
Estética e design: permite que o usuário posicione as cortinas no local e altura desejados, uma vez que não haverá dificuldade de manuseio.
Vida útil: não só os itens possuem excelente durabilidade, como a automação pode aumentá-la, já que o contato manual é reduzido. O design de cortinas e persianas motorizadas normalmente é feito para não acumular poeira tão facilmente e ser mais simples de limpar.
Economia: a possibilidade de programar as persianas e janelas conforme a incidência de luz solar pode levar a maior eficiência energética e economia. O potencial econômico é geralmente maior no caso de prédios, especialmente quando a automação das cortinas ou janelas é combinada com a automação da iluminação e da climatização, como lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado.
Privacidade e segurança: outro benefício da automação é a possibilidade de manter a privacidade de maneira eficaz, podendo fechar as persianas ou cortinas com o toque de um botão, garantindo que a casa se torne um espaço seguro. Os sensores de porta e janela também podem alertar instantaneamente em caso de invasão.
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário), com informações de: weg.net/weghome, casacomvidro.com.br e vitalglass.com.br




