top of page

EDUCADOR FINANCEIRO E NUTRICIONISTA NO CANTEIRO DE OBRA

Incorporadora investe em desenvolvimento humano na construção civil


Reprodução: RL Costa/Comunicação Ilimitada

O cuidado humanizado com a mão de obra por parte das empresas é fundamental para a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários, segundo pesquisa da Willis Towers Watson (WTW), que indica um aumento de 33% no interesse das empresas em implantar ações de saúde e bem-estar na rotina de seus colaboradores, entre 2015 a 2021.


No entanto, essa preocupação ainda é tradicionalmente rara em setores como a construção civil. Na contramão do mercado, um exemplo é a construtora e incorporadora RL Costa, especializada em imóveis de alto padrão, que promove capacitações para melhorar a experiência dos colaboradores em campo. Dessa forma, o cuidado com o desenvolvimento humano extrapola os muros da companhia.


“Transformamos os canteiros de obras em espaços de conhecimento, dando um novo significado ao trabalho e à vida das pessoas. Oferecemos, por exemplo, assistência psicológica presencial, palestras de educação financeira e sobre saúde mental, aula de pintura e outras ações”, conta Renato Costa, presidente executivo.


Um dos destaques foi a visita de um nutricionista no canteiro de obras do edifício Voss, que está sendo erguido no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. O objetivo foi ensinar o pessoal a se alimentar de forma saudável e sem precisar gastar muito, dando acesso a dicas de saúde preventiva. Outra atividade foi uma palestra sobre educação financeira com Marco Túlio Campolina, planejador financeiro, com o objetivo de ajudar na gestão da renda familiar.


EDUCAÇÃO INTRAEMPREENDEDORA


Entre as ações permanentes da RL Costa de capacitação para os colaboradores, há aulas particulares de alfabetização e apoio/subsídio a cursos para conclusão do ensino médio.

“Pretendemos ir além do ensino básico, abordando, inclusive, o debate sobre empoderamento em contextos de vulnerabilidade social”, destaca Alessandra Bergamini, psicóloga especialista em comportamento organizacional. Ela vai toda semana ao canteiro de obras para conversar pessoalmente com os colaboradores, prestando a assistência psicológica de que precisam.


“Procuro desenvolver com eles características comportamentais como autogestão, autoliderança, comunicação, inteligência emocional, visão sistêmica e protagonismo para alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais”, completa Alessandra.

O meio oficial de eletricista Waleson Júnio, de 22 anos, é um dos mais assíduos nas palestras da empresa e aproveitou bastante as dicas de finanças pessoais. Na RL Costa há pouco mais de um ano, está no primeiro emprego. Foi indicado pelo pai, João Bispo, 49 anos, que trabalha na obra como pintor. “Esses treinamentos não fazem diferença só na minha profissão, mas também na vida pessoal. Minha família está bem feliz com meu trabalho”, comemora.


Fonte: RL Costa/Comunicação Ilimitada


Comentarios


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page