top of page

DIVINAL VIDROS: SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE AMBIENTAL


Estação de Tratamento de Água
Reprodução: Guia da Engenharia

A Divinal Vidros, distribuidora de vidros e espelhos, preza pela sustentabilidade e qualidade ambiental, com processos cíclicos que visam o bem-estar dos seres vivos e que proporcionam a preservação desse recurso natural.


A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem por finalidade tratar e cuidar da água, evitando a propagação de doenças, contaminação do solo, efluentes, além de preservar a vida. O tratamento na Divinal Vidros consiste em manter a alimentação contínua da água com a qualidade ideal para o processo vidreiro.


O processo da ETA é um trabalho cíclico e realizado em oito fases. Ele se inicia pelo envio de água limpa tratada para as máquinas de lapidação, furação e recorte, tendo por objetivo refrigerar e limpar a água. A segunda fase é composta pelo retorno da água utilizada na produção por meio de canaletas com destino a ETA. A terceira fase é realizada no tanque de recebimento do efluente bruto, sendo feita a agitação mecânica para que não haja compactação do efluente e ele possa ser enviado por bomba d'água para o próximo tanque de tratamento.


Na quarta fase, o efluente bruto recebe um tratamento com polímero floculante, que proporcionará a transparência da água para que no próximo processo ocorra a distribuição uniforme do efluente para os tanques de decantação. Na quinta fase, os tanques de decantação fazem a separação do líquido e sólido por densidade, proporcionando a extração do sólido para grupos de bags e a água limpa segue para o tratamento e controle do nível de pH.


Na sexta fase, tem os cuidados com os grupos de bags: eles recebem o sólido úmido com o objetivo de fazer a secagem do pó de vidro proveniente do processo produtivo. Na sétima fase, é realizado o tratamento de pH na água livre de sólidos. Nesse momento, a água recebe um produto que não agride o meio ambiente e deixa o pH adequado à produção de vidros. Por último, temos o tanque de água tratada que é enviado para a fábrica da Divinal Vidros.


Acompanhe no vídeo o processo da reutilização da água feita nas unidades fabris da Divinal Vidros.

Fonte: Divinal Vidros


Kommentare


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page