top of page

Diretor da Ezy Color destaca evolução e diferenciais no mercado de acabamentos

FOTO: Residência privada alto padrão/Pintura Ezy Carvalho fiamatto qualicoat classe 2
FOTO: Residência privada alto padrão/Pintura Ezy Carvalho fiamatto qualicoat classe 2

Presente no mercado brasileiro há mais de uma década, a marca de origem italiana traz diversas soluções em produtos para acabamentos de esquadrias, com destaque para o efeito madeira, cujo objetivo é garantir um padrão estético moderno e versátil, podendo ser aplicado em superfícies metálicas como portões, janelas, portas, fachadas e muito mais.


Os produtos nasceram a partir da tecnologia desenvolvida e patenteada na Itália pela empresa DFV S.p.A, uma das líderes mundiais na aplicação do efeito madeira em perfis de alumínio.


Obra: YachtHouse by Pininfarina/ Pintura RAL Qualicoat Classe 2; Ezy Color
Obra: YachtHouse by Pininfarina/ Pintura RAL Qualicoat Classe 2; Ezy Color

Sustentabilidade


Com foco em reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência energética, Jorge Henrique, diretor comercial da Ezy Color, destaca que a empresa tem como diferencial o uso de equipamentos de última geração, trazendo maior segurança e sustentabilidade aos seus produtos.


“Utilizando equipamentos de última geração e tecnologia avançada desenvolvida na nossa matriz italiana DFV Group, com sede em Lecce-Itália, que acumula mais de 45 anos de expertise em tratamento de superfície de alumínio por pintura eletrostática a pó. Isto autoriza a Ezy Color a oferecer ao mercado de esquadrias e fachadas de alumínio revestimentos/acabamentos superficiais de alta resistência ao intemperismo climático e, consequentemente, elevada durabilidade”, afirma Jorge.


Ele reforça que a empresa segue rigorosamente as normas nacionais da indústria, com qualidade sustentada pelos selos Qualicoat Seaside (para pintura das padronagens RAL Standards) e Qualicoat (para efeitos decorativos Madeira Ezy, tecnologia exclusiva “Powder on Powder”).


Além disso, a marca informa o uso da pintura eletrostática a pó em substituição à pintura líquida tradicional. Jorge Henrique acrescenta que a Ezy Color sempre utilizou nanotecnologia isenta de cromo no pré-tratamento do alumínio, diferente de soluções à base de cromo, altamente poluentes.


Benefícios para a indústria de esquadrias e fachadas de alumínio


Sobre a aplicação dos produtos no mercado, Jorge afirma que os diferenciais da Ezy Color estão na qualidade e na durabilidade de seus revestimentos, oferecidos em uma ampla paleta de cores RAL Standards.


“A Ezy Color foi pioneira no Brasil ao introduzir a pintura com tintas ultraduráveis Qualicoat Classe 2. Devido ao intemperismo climático brasileiro, com altos níveis de radiação solar (raios UV) durante todo o ano, somente tintas dessa classe atendem às normas internacionais. Os acabamentos com efeito decorativo madeira e Corten Industrial, produzidos com tecnologia exclusiva EZY ‘Powder on Powder’, foram especialmente desenvolvidos para climas tropicais e áridos, retendo brilho e tonalidade sem ocorrer desbotamento, diferentemente das soluções alternativas como a sublimação”, explica.


O diretor acrescenta que essa tecnologia possibilita o resgate do “elemento madeira” na arquitetura contemporânea e sustentável, criando um novo mercado para o alumínio no Brasil, estimado em 7.000 toneladas/ano, do qual a Ezy Color detém 80% de market share, com capacidade produtiva de 700 toneladas/mês.


Como são obtidas as cores no padrão RAL?


Outro destaque da empresa é o acabamento RAL, em um processo que permite a coloração dos perfis de alumínio com tintas em pó em diferentes acabamentos: brilhantes, foscos, semibrilhantes, perolizados e texturizados.


Presente em diversos projetos, Jorge explicou como funciona o processo:


“Fundamentalmente, as cores lisas da padronagem RAL são obtidas através de tintas em pó à base de resinas poliéster, portanto isentas de solventes. Elas são aplicadas em cabines apropriadas para pintura eletrostática a pó, tanto horizontais quanto verticais. Após a aplicação, é obrigatório o processo de cura, para a selagem da tinta”, detalha.


FOTO: Cabine vertical para pintura cores RAL/ Ezy Color
FOTO: Cabine vertical para pintura cores RAL/ Ezy Color

De acordo com a empresa, os acabamentos oferecem durabilidade de até 15 anos, ótima resistência ao envelhecimento, barreira contra agentes climáticos e excelente conservação do brilho.


Processo de efeito decorativo madeira


Grande destaque da marca, Jorge Henrique esclarece que o sistema Ezy de efeito decorativo madeira não apenas oferece estética, mas também variedade e durabilidade para projetos de acabamento.


“Existem fundamentalmente dois processos para criação dos efeitos decorativos madeira: sublimação e ‘Powder on Powder’. A sublimação é indicada para aplicações em interiores, não expostas diretamente à radiação solar. Já a tecnologia Ezy ‘Powder on Powder’ foi especialmente desenvolvida para aplicações em exteriores, principalmente em climas tropicais e úmidos, evitando o chamado ‘desbotamento’”, informa o diretor.


FOTO: Equipamento para aplicação de Efeitos Decorativos madeira “Powder on Powder”/ Ezy Color
FOTO: Equipamento para aplicação de Efeitos Decorativos madeira “Powder on Powder”/ Ezy Color

Por fim, Jorge destaca que tanto o processo de sublimação quanto o processo 'Powder on Powder' são executados em duas etapas, sendo elas:


1ª Etapa: Aplicação da base por pintura de uma cor lisa, normalmente mais clara do que a tinta utilizada para criar o efeito madeira.


2ª Etapa: Aplicação do efeito madeira por sublimação ou pela tecnologia Ezy 'Powder on Powder'.



Para mais informações: ezycolor.com.br 

Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)









V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page