top of page

DICAS PARA ESCOLHER A PORTA PERFEITA

Uma infinidade de modelos, tamanhos e texturas estão disponíveis no mercado, saiba qual é a entrada ideal para aplicar na reforma


Porta Interna
Divulgação: Morar Bem

Em mercado com uma infinidade de modelos, texturas, cores e tamanhos de portas fica difícil saber qual escolher. Por isso, o habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, traz algumas dicas para facilitar o processo no ambiente que será transformado:


PROJETO E FOLHA DE PORTA: O COMEÇO DE TUDO


Quando um projeto é iniciado, uma das primeiras definições na planta é a localização e quantidade de portas. Afinal, isso diz respeito ao acesso aos cômodos, circulação e, também, o estilo do ambiente, pois isso consegue ser determinado a partir da escolha do tipo e material.


Depois, é hora de escolher a folha de porta, que nada mais é do que a porta em si. Para isso, é necessário saber o tipo escolhido, uma porta de abrir, por exemplo, tem uma folha só, já uma porta camarão, contém duas.


A folha de porta tem 2,10 m de altura padrão, porém tamanhos maiores podem ser considerados quando trabalhados em entradas. Em banheiros, a largura padrão é de 60 cm, em cômodos internos 70 cm e, as entradas projetadas para deficienes devem apresentar 80 cm, no mínimo.


ESCOLHA O TIPO


Madeira, aço, alumínio, vidro e PVC são os tipos de portas disponíveis no mercado. Para escolher uma dessas opções é importante entender o ambiente. Ao optar por uma porta de madeira sólida ou maciça, por exemplo, a recomendação geral é que elas sejam colocadas em banheiros e áreas externas, lugares que exigem mais resistência.


Um material mais em conta, porém resistente e de boa durabilidade, são as portas de aço, mas não podem ser aplicadas em locais úmidos devido a ferrugem que pode aparecer no objeto.


Caso esteja procurando um modelo mais sofisticado e que permita a entrada de luz, as portas de vidro são opções, pois têm um design moderno e que traz consigo a claridade e a facilidade de limpeza, recomendada para ser usada principalmente em áreas de socialização, como uma varanda gourmet.


O MODELO IDEAL


Encontra-se facilmente mais de 10 modelos de portas disponíveis no mercado, a porta convencional ou porta de abrir, como é mais conhecida, é a escolha número um para entradas principais e dormitórios. Tem fácil instalação, bom preço e pode ter a superfície lisa ou com detalhes, tudo depende da vontade do cliente.


A porta de correr trouxe mais sofisticação em escolhas para um escritório ou para colocar em prática a divisão de ambientes, como entre a sala e a sala de jantar. Pode ter uma ou duas folhas e é extremamente prática e funcional.


Uma das opções para “fugir do comum” é a porta pivotante, que não tem dobradiças na sua instalação, pois contém dois pivôs fixados no batente, proporcionando movimentos giratórios. Escolhida para ser a porta de entrada das casas, por trazer elegância no design do acesso principal.


Fonte: Habitissimo/Assessoria NR-7 Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page