top of page

DICAS PARA CONSERVAÇÃO DE FACHADAS


Reprodução: Casa Abril e Anavidro/Foto à esquerda: Henrique Ribeiro


Por estarem expostas às intempéries, as fachadas prediais e de casas podem sofrer com o tempo, apresentando patologias e degradações, como fissuras, trincas e, no caso de revestimentos de porcelanatos, perda de peças. Manter os cuidados em dia é essencial não apenas pelo design, mas também pela estrutura.


Para que os cuidados na conservação do revestimento de fachadas sejam mais assertivos, a dica principal é que desde o projeto sejam utilizados os melhores materiais, para que não ocorram tantas degradações ao longo do tempo.


PROJETO


A NBR 13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento, realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), aponta algumas dicas de aplicação que interferem no resultado final do revestimento de fachada.


Com relação à inspeção do trabalho, é preciso verificar o consumo das argamassas dentro do prazo máximo declarado pelo fabricante; a superfície a ser revestida; a mistura da argamassa colante; a execução do revestimento, verificando as dimensões das juntas; o tempo decorrido entre a aplicação da argamassa colante e o assentamento das placas cerâmicas; entre outros pontos.


Ainda no projeto, se possível, é interessante executar um beiral de proteção acima da fachada. Este beiral funcionará como uma aba e diminuirá a exposição aos raios solares e chuvas.


DICAS PARA CONSERVAR AS FACHADAS


Um dos revestimentos menos resistentes e duráveis é a pintura. Dessa forma, é preciso ter cuidado redobrado com o material mais exposto, no caso, a tinta. Deve-se pintar regularmente a superfície plana, a fim de conservar a sua qualidade. As chuvas e a exposição ao sol ao longo do tempo podem criar dilatações, por isso, é importante se atentar a esse cuidado e sempre realizar a manutenção.


Reparar fissuras e trincas. Um dos problemas que mais ocorre nos casos de revestimento de fachadas são as fissuras ou trincas que surgem com o tempo. “Quando essas trincas e fissuras aparecem não tem outra alternativa senão corrigir isso. Dependendo do tipo da trinca, é preciso fazer uma emenda com ferragem. Se for uma trinca estrutural, quer dizer, se trincou a alvenaria, se torna um problema da estrutura e, consequentemente, da massa, aí requer um reforço estrutural para a trinca não continuar aumentando”, explica Alexandre Mariutti, diretor da Construtora Sequência. Nos casos em que as fissuras forem apresentadas, é preciso repará-las imediatamente.


As fachadas envidraçadas devem manter os cuidados com a limpeza, que precisa ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano. Porém, a periodicidade pode variar de acordo com a localização do edifício – em situações com exposição intensa à poluição, à maresia ou à chuva, o cuidado deve ser maior.


Utiliza-se sabão neutro, água (sem jatos fortes, pois podem comprometer a estanqueidade do vidro), esponja, pano e outros produtos mais específicos que ajudam na tarefa. É estritamente proibido o uso de soluções abrasivas, já que podem riscar ou causar corrosão à superfície envidraçada.


As fachadas em ACM apresentam facilidade de manutenção, pois podem ser limpas com detergentes neutro comerciais e industriais, diluídos 5% em água utilizando uma esponja não abrasiva ou escova macia. Após a limpeza, é adequado enxaguar com água em abundância. Para remover piches, graxas, óleos e outras substâncias não solúveis em água, é recomendado usar álcool isopropílico.


Assentar as peças em cerâmica com argamassas de qualidade. Na maioria dos casos, quando o revestimento de fachadas for composto por porcelanato, o que pode ocorrer é a perda de peças com o decorrer do tempo. É importante consultar um especialista, como um arquiteto, para verificar se o problema é de posicionamento e pode atingir mais peças ou se é possível reparar apenas as cerâmicas perdidas.


No caso de fachadas de madeira, que recebem uma grande incidência de raios solares, é necessário um cuidado maior do que o já recomendado. Conforme alerta a engenheira civil Mariana Ribeiro, da Toctao Engenharia, o sol pode ocasionar na perda do brilho e no ressecamento da madeira, trincas e outros danos. É necessário realizar a limpeza periódica – recomenda-se uma vez ao ano -, utilizando produtos apropriados.


Fontes: Mapa da Obra, Divinal Vidros e Amaral Divisão de Plásticos

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page