top of page

DEPOIS DE DEZ ANOS ESPERANDO, COPAN TERÁ FACHADA RESTAURADA

No entanto, os recursos financeiros para a realização da obra são escassos, segundo a administração do edifício


Foto: Dario Oliveira/Estadão Conteúdo

Depois de dez anos de negociações, o Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos, que fica no centro da cidade de São Paulo (SP), conseguiu a liberação para realizar a restauração de suas fachadas. As obras estão previstas para começar no início de 2022.


De acordo com o jornal Agora São Paulo, o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) com somente uma ressalva e deverá ser entregue à administração do condomínio até o fim de 2021.


Como o processo para conseguir essa liberação teve início em 2011, a espera durou cerca de dez anos. Naquela época, a administração do famoso prédio de São Paulo entrou com um pedido de autorização para fazer a retirada de pastilhas que estavam se desprendendo da fachada.


Além disso, também foi pedido para que fossem colocadas redes de proteção para evitar possíveis acidentes. O pedido de autorização foi necessário porque o processo para tombamento do edifício, que foi concluído em 2012, já estava na fase final.


Apesar de o projeto ter sido autorizado, a questão financeira preocupa a administração do Copan. “O condomínio tem quase R$ 20 milhões no caixa, insuficientes, inclusive, para o início da obra. Durante três assembleias, me negaram qualquer tipo de valor a mais do que aquele que já era arrecadado no condomínio. Então, estou de mãos atadas”, apontou Affonso dos Prazeres, síndico do Copan há cerca de 30 anos.


Fonte: IstoÉ e G1

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page