top of page

DA VENDA AO PÓS-VENDA: ENTENDA COMO PRESTAR SUPORTE AO CLIENTE

Leonardo Guarda, gerente comercial da Alumiconte, aponta algumas estratégias que trouxeram resultado para a empresa


Reprodução: Decisão Sistemas

A história da Alumiconte, produtora de componentes, perfis e persianas, que completou 34 anos no dia 20 de junho de 2022, teve início com Ari e Mauri Conte, fundadores da Esquadrias Conte, uma empresa de caixilhos de madeira. Porém, por conta da carência de fornecedores para os componentes e acessórios necessários para a produção de produtos, uma nova ideia começou a marcar a história dos sócios.


Assim, teve início a produção dos primeiros produtos em alumínio da empresa, ainda caracterizados pela mão de obra artesanal. Até que, em 1988, a marca se tornou a Alumiconte Componentes de Alumínio Ltda. Com um portfólio com mais de 4.500 itens.


“Queremos agradecer a cada cliente, a cada colaborador e a cada parceiro, que construiu o seu caminho ao nosso lado com tanta dedicação. Que as nossas ideias continuem sempre tão grandes quanto os nossos sonhos! Afinal, a Alumiconte só continua crescendo pois é feita por pessoas!”, agradeceu a marca em seu perfil no Instagram.


O atendimento ao cliente é o suporte que envolve etapas desde antes da venda ao pós-venda, o que torna a experiência dele agradável em relação à marca. Com a ascensão das tecnologias, as barreiras entre o físico e o digital foram eliminadas. Os clientes estão cada vez mais conectados, informados e empoderados, expondo sua opinião e experiência, o que acaba afetando muitas decisões de compra e também a imagem da empresa. Com isso, as experiências digitais e multicanais estão se consolidando como requisito para os consumidores.


Reprodução: Evolux

Segundo a Salesforce, empresa de softwares que foca na solução de gerenciamento de relacionamento para aproximar empresas e pessoas, na hora de melhorar a forma como a empresa se relaciona com o público, algumas dicas de atendimento ao cliente são fundamentais. O primeiro passo é entender que não basta apenas tratar bem as pessoas. É preciso um conjunto de esforços, com profissionalismo e eficiência, voltados para a satisfação e o sucesso constante dos clientes.


Ainda conforme a marca de softwares, tudo isso começa dentro da empresa, desenvolvendo um DNA e uma cultura interna 100% voltada ao cliente, com uma equipe de agentes comprometidos e dispostos a ouvir cada caso, com paciência e atenção. “Ser humilde, conversar com os clientes e escutar o que eles têm a dizer sobre a sua empresa pode gerar diversas informações que se transformam em ações para trazer resultados”, afirma a Salesforce.


Para entender melhor as qualidades que o vendedor deve ter e obter dicas do relacionamento com o cliente, a equipe CONTRAMARCO entrevistou Leonardo Guarda, gerente comercial da Alumiconte.


Revista Contramarco - Quais são as características de um bom vendedor? Qual a maneira ideal de abordar o cliente no contato online e no presencial?


Leonardo Guarda - Na Alumiconte prezamos, primeiramente, por uma relação transparente e honesta com os nossos clientes. Ao longo dos nossos 34 anos de existência, esse foi um dos pilares que nos possibilitou transformar clientes em grandes parceiros e, é assim que os consideramos. Prezar por relacionamentos saudáveis e duradouros faz parte do nosso dia a dia.


Revista Contramarco - Durante o atendimento, a marca utiliza técnicas para convencer o cliente? Se sim, quais?


Leonardo Guarda - Podemos citar como uma das características da nossa equipe a disponibilidade e a proximidade com os clientes, tanto é que um dos valores oficiais da Alumiconte é a “simplicidade nas relações”. Junto a isso, estamos com uma ampla agenda de visitações para fortalecer nossos vínculos e, principalmente, ouvir nossos clientes para que possamos atendê-los da melhor forma.


Revista Contramarco - Cite os perfis de clientes atendidos pela empresa e como a equipe lida com cada um.


Leonardo Guarda - Cada cliente é visto como único. Como muitos estão conosco há décadas, podemos dizer que de fato os conhecemos e podemos tratá-los com singularidade, mesmo que suas empresas possam ser classificadas em três grandes grupos: indústria, comércio ou construtoras, cada qual com sua particularidade em relação às negociações Business to Business (B2B) ou empresa para empresa, em tradução livre, mas sempre tratadas de Humano para Humano (H2H).


Revista Contramarco - Como o vendedor/atendente deve agir diante de uma reclamação ou cliente insatisfeito? Quais são as técnicas para solucionar a situação e não “perder” o cliente?


Leonardo Guarda - Acreditamos que todo atendimento deve ser realizado de forma gentil. Faz parte do dia a dia de qualquer empresa lidar com situações sensíveis e devemos estar preparados para elas, pois estão gerando algum tipo de estresse ao nosso cliente. Sempre que nos deparamos com momentos assim, buscamos primeiramente entender o que aconteceu para em seguida resolver a situação de forma ágil e eficiente. Para isso, temos uma equipe de assistência técnica especializada que atende 100% das solicitações. Graças a isso, juntamente com uma equipe de vendas preparada, não perdemos clientes por qualquer situação da qualidade de nossos produtos.


Reprodução: Blog do Acelerato

Revista Contramarco - Quais são as estratégias utilizadas para prospectar novos clientes no presencial e no digital? E para fidelizar?


Leonardo Guarda - A Alumiconte está em plena expansão de presença no mercado. Nosso time de representantes comerciais vem crescendo com o objetivo de atender com qualidade todo território nacional, buscando novos clientes e fortalecendo os relacionamentos já desenvolvidos. Ao encontro dessas e outras ações offline, a Alumiconte conta com forte presença digital, o qual serve de ponte para diversas prospecções e fortalece diariamente a nossa marca.


Além disso, buscamos constantemente por melhorias em nossos processos e produtos e para isso estamos em fase final para as certificações ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14.001 (Gestão do Meio Ambiente), e em plena adequação ao Processo de Aprovação da Peça de Produção (PPAP), com o objetivo de atender cada vez mais setores extremamente exigentes, como o automobilístico.


Sem dúvidas, garantimos ao cliente um produto de alta qualidade e que conta com até dez anos de garantia quando o assunto é pintura eletrostática.


Revista Contramarco - Como a marca trabalha o pós-venda? Os clientes avaliam o atendimento?


Leonardo Guarda - Realizamos periodicamente a pesquisa de satisfação do cliente e a partir delas diversas ações são tomadas com o objetivo de atendê-los cada vez melhor.


Revista Contramarco - Acrescente outras informações que não foram abordadas acima.


Leonardo Guarda - Este ano marcou o início de diversos projetos, entre eles o Open House Alumiconte, no qual abrimos a empresa para visitação, especialmente para turmas de clientes.


Leonardo Guarda, gerente comercial da Alumiconte/Reprodução: Alumiconte

Fontes: Alumiconte e Salesforce

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page