top of page

CONTRAMARCO AINDA É UTILIZADO OU ESTÁ ULTRAPASSADO?

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Saiba quais são as vantagens da solução e como instalar na obra


Por Stephanie Fazio


Moldando algumas esquadrias de alumínio e de madeira, lá estão os contramarcos ao nosso redor. A solução é fundamental para o funcionamento correto da esquadria, “melhor vedação e estanqueidade, melhor acabamento da alvenaria em obra e facilidade na produção e instalação das esquadrias, pois se pode fabricar sem o vão estar acabado, pelas medidas do contramarco”, diz Altair Lima, diretor da Vita Componentes, fornecedora de itens para portas e janelas.


Mais do isso, o contramarco em alumínio serve, também, como medida base ou gabarito para o enquadramento do vão e permite que a instalação das esquadrias seja feita somente na etapa final da obra, o que evita danos aos perfis, conforme o portal Hyspex. O diretor cita que com o produto também é possível produzir esquadrias em série, repetindo medidas na fabricação, quando forem do mesmo tamanho.


O contramarco também proporciona a retirada da esquadria para futuras manutenções nos componentes da peça, como rolamentos, trilhos, guias deslizantes, entre outros. E, sua escolha, depende da tipologia de soluções utilizadas na obra, conforme o portal AEC Web. Existem alguns tipos de contramarco de alumínio, dentre eles estão: o convencional (cadeirinha) e o paulistinha (Tipo “Y”), que podem ser chumbados no centro do vão ou voltado para o interior do ambiente, ainda segundo o site Hyspex.


Reprodução: Serralheria Franbox


“Não vejo desvantagem, somente se na obra, a peça for montada e instalada de forma incorreta”, afirma Lima. Apesar de oferecer diversos benefícios, a moldura pode ser substituída pelo processo de chumbamento diretamente na estrutura de alvenaria. Dessa forma, as portas ou janelas podem ficar tortas e serem manchadas por tinta e batidas de argamassa durante a instalação.


Na opinião de Lima, mesmo se tratando de uma solução antiga, o contramarco não é ultrapassado, sendo extremamente importante seu uso nos sistemas de esquadrias do país. “Como a nossa cultura está se desenvolvendo a passos pequenos, não acho que seja uma solução ultrapassada”, concorda José Carlos Garcia Noronha, consultor e colunista da Contramarco.

“É a partir dele que irá resultar no bom desempenho e durabilidade do produto. O esquadro e o nivelamento auxiliam na obtenção de uma ótima adesão das esquadrias na residência do cliente”, relata Francisvaldo Melo, proprietário da serralheria Franbox.

O executivo da Vita Componentes menciona produtos que as pessoas não utilizam, adaptando a fabricação e instalação dos contramarcos e, consequentemente, perdendo qualidade final da moldura.


“Temos esquadros plásticos para colocar internamente no contramarco, deixando-o em seu ângulo correto, que é de 90 graus, para que durante o transporte e instalação o item não fique em um ângulo diferente, prejudicando a aplicação da esquadria”, comenta.


Altair afirma que a Vita Componentes dispõe de conexões plásticas para fechamento do contramarco, nos modelos sem parafuso, colocados na pressão, e com parafuso, para fechamentos de 90 graus. Também são fornecidos pela marca conexões de alumínio para o fechamento do contramarco a 45 graus na pressão; antigos macho e cunha para fechamento do contramarco a 45 graus, aplicado há muito tempo, mas ainda em uso.

“Possuímos as grapas para fixar o contramarco na alvenaria em aço zincado e alumínio, de vários sistemas de girar, de clicar e de encaixe tipo mola”, descreve.


Exemplos dos produtos citados/Reprodução: Vita Componentes


Segundo o diretor, vem se tornando hábito há alguns anos fabricar esquadrias com o mínimo possível de trilhos no chão. “Porém, ao instalar os trilhos U e côncavo existentes no mercado, surgiam problemas para manter as folhas alinhadas, além de sempre ter o transtorno de quebrar as pedras ou o piso já instalado ao fazer essas usinagens”, argumenta.


Com isso, a empresa de componentes desenvolveu, recentemente, os contramarcos para esses trilhos, solucionando os problemas do passado, além de diminuir o tempo de instalação em obra, conforme Lima. Ele complementa que o produto permite que, entre os contramarcos, se utilize qualquer tipo de piso. “Antes, era obrigatório o uso de uma pedra para poder usinar e encaixar o trilho. Está sendo um sucesso, acredito que conforme os clientes vão conhecendo e usando não irão abrir mão da aplicação deles em obras futuras”, anuncia.


“Desde que a sua instalação seja precisa, ele vai proporcionar a aplicação das portas com muito mais acabamento e perfeição, não necessitando dar ajuste na hora da instalação das esquadrias”, argumenta Melo sobre os trilhos U e côncavo. Ele acrescenta que “o contramarco sempre será atual para uma boa esquadria”.

Para Lima, se todos usarem os componentes corretos e fizerem uma boa montagem, no ato da instalação das esquadrias, não teriam possíveis problemas. Para isso, o conhecimento na área se faz cada vez mais necessário. “Acredito que a Revista Contramarco por muitos anos fará o trabalho de disseminar conhecimento, cultura e inovação”, aponta Noronha.


INSTALAÇÃO


Confira nesse vídeo o passo a passo para a instalação do contramarco.




Mais informações:

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page