top of page

CONSUMIDORES TÊM 100 DIAS PARA INSTALAR GERAÇÃO PRÓPRIA DE ENERGIA SOLAR ANTES DE MUDANÇAS NAS REGRA

Os consumidores brasileiros que pretendem instalar sistemas de energia solar em residências e empresas têm, a partir de 01 de outubro, 100 dias para viabilizar o sistema fotovoltaico antes das mudanças de regras aprovadas pelo Congresso Nacional.


Reprodução: Absolar

Pela nova Lei 14300/2022, publicada no início deste ano, há um período de transição que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que solicitarem o parecer de acesso de sistemas de geração própria de energia solar até 6 de janeiro de 2023. Após esta data, a lei prevê que novas conexões terão uma cobrança gradual e escalonada sobre a energia injetada na rede elétrica.


Em meio a um ano recorde de crescimento no país, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) projeta que os próximos meses serão ainda mais aquecidos para o segmento de geração solar de pequeno e médio portes. Segundo dados da entidade, de janeiro a agosto de 2022, foram conectados à rede mais de 382,7 mil novos sistemas fotovoltaicos, um crescimento de mais de 57% em relação aos 243,6 mil adicionados no mesmo período do exercício anterior.


“O ano de 2022 caminha para ser o melhor ano da energia solar já registrado no Brasil. A geração própria de energia solar seguirá crescendo a passos largos e deverá praticamente dobrar sua potência operacional instalada, impulsionada sobretudo pelos novos sistemas a serem instalados até o fim deste ano”, comenta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar.


Na análise de Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, o crescimento acelerado dos projetos fotovoltaicos em residências, pequenos negócios, produtores rurais e prédios públicos, está ligado a fatores como o alto custo da energia elétrica no país, a queda dos preços da energia solar e a oportunidade de enquadramento nas regras atuais.


INDICADORES DA GERAÇÃO PRÓPRIA DE ENERGIA SOLAR


Atualmente, os pequenos e médios sistemas solares somam 13 GW de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos no Brasil, segundo mapeamento da Absolar.


De acordo com a entidade, são mais de 1,2 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras. Desde 2012, foram mais de R$70,9 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 390 mil empregos acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, e uma arrecadação de R$17,3 bilhões.


A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em 5.502 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.


Fontes: Absolar/Totum Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page