top of page

CONSTRUÇÃO CIVIL COMEÇOU 2023 COM OTIMISMO


De acordo com dados do Senior Index, relatório da Senior Sistemas que acompanha indicadores de mercado, o setor da construção civil registrou um aumento de 5,28% no volume de vendas do mercado imobiliário no ano de 2022, se comparado com o de 2021. Além disso, apresentou queda de 7,85% nos distratos.


O relatório também aponta uma alta no Valor Geral de Vendas (VGV) dos empreendimentos do ano de 2022, com um aumento de 2,54%, correspondente a uma movimentação de cerca de R$26 bilhões. Referente ao valor do metro quadrado adquirido, o Senior Index mostra que houve um crescimento de 6%, com um investimento médio a nível Brasil de R$7.415,42.


“Esses números levam em conta uma amostragem de 238 empresas que atuam na construção de diversos empreendimentos dos mais variados padrões – médio e alto padrão e Casa Verde e Amarela (antigo MCMV) – e que utilizam a tecnologia da Senior Mega em diversos estados do Brasil”, informa a Senior Index no relatório.


PANORAMA GERAL


De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expectativa é de que o setor da construção cresça 2,5% em 2023. O otimismo se deve principalmente aos últimos três anos de resultados positivos do setor, a alta demanda habitacional e a abertura de novas vagas de emprego.


“Esperamos também uma desaceleração dos custos dos itens usados no mercado da construção civil. Sabemos que nos últimos anos tivemos um aumento significativo em razão da falta de materiais para atender este mercado. Qualquer estabilização ou retratação neste sentido pode contribuir muito com o bom desempenho do setor da construção”, afirma Cleber Francischini, coordenador de Produto Incorporação na Senior Sistemas. Além disso, comenta que o suporte da tecnologia para a gestão também auxilia neste sentido, evitando desperdícios e viabilizando o melhor uso de investimentos e, consequentemente, motivando novos projetos.


BALANÇO 2022 - ESTADOS EM DESTAQUE


Entre os estados que apresentam os maiores índices de vendas de imóveis no período estão: Paraná com crescimento de 21,45%; Rio Grande do Sul com 14,24%; Santa Catarina com 7,18%; e São Paulo com 6,93%.


Para ver a análise completa, acesse: www.mega.com.br/senior-index-dados-construcao-brasil


Fonte: Senior Index/BcBiz


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page