top of page

CONSTRUTORA RECOLHE MAIS DE 900 TONELADAS DE PRODUTOS RECICLÁVEIS

Iniciativa auxilia 1.200 famílias de cooperativas em todo o Brasil e reforça o compromisso da incorporadora com o meio ambiente


Reprodução: O Dia

Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontam que o setor da construção civil representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é um dos pilares de crescimento econômico e geração de empregos no país. Em termos de resíduos da operação e embalagens, estima-se que o segmento seja responsável por 54% dos resíduos globais, de acordo com um levantamento realizado pela Ellen MacArthur Foundation.


Reprodução: Imprensa Weber Shandwick

Aliando o compromisso com o meio ambiente ao desenvolvimento das regiões onde atua, a RNI, construtora e incorporadora do grupo Empresas Rodobens, realiza o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC). Voltado a gestão sustentável de todos os seus insumos gerados nas obras, o documento tem como objetivo especificar o destino e volume de resíduos da obra.


A RNI deu um segundo destino a mais de 900 toneladas de insumos produzidos em suas obras que estão em andamento: “Em 30 anos de atuação no país, a RNI aliou o compromisso com o meio ambiente ao sonho da casa própria. A sustentabilidade é uma diretriz em nossos projetos e a responsabilidade é compartilhada entre todos da cadeia”, afirma Carlos Bianconi, diretor executivo da construtora.


Em respeito ao meio ambiente e ao compromisso com o uso responsável de materiais certificados, a construtora sempre adquire materiais que tenham certificação e procedência. Exemplo disso é o uso de esquadrias de madeira que tenham a certificação Forest Stewardship Council (FSC), Conselho de Manejo Florestal, em tradução livre, voltado para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas, indicando produtos originados do bom manejo florestal.


DESTINAÇÃO RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS (ECONOMIA CIRCULAR)


A fim de que a destinação apropriada dos resíduos ocorra, a RNI conta que os profissionais são orientados a realizarem o gerenciamento adequado dos materiais. Além disso, a incorporadora possui parcerias com cooperativas em todo o país que fazem desde a coleta seletiva de papelão até o redirecionamento do material de demolição, que só na obra do empreendimento RNI Nova Jaçanã (SP), se transformou em cerca de 900 toneladas de material reutilizado como reaterro.


“Desde a equipe de campo até a gerência, todos são capacitados para atuarem de forma sustentável nas obras, o que além de gerar redução de custos, agregam valor ao produto, uma forma de evidenciar e valorizar a economia local. Com isso, podemos contribuir para a geração de renda, fazendo a economia girar de forma responsável e consciente”, comenta Clóvis Sant’Anna, diretor técnico da RNI.


ZERO DESPERDÍCIO DE RESÍDUO: DINÂMICA DA RECICLAGEM


No processo de economia circular, os principais resíduos reutilizáveis nos empreendimentos são: plástico, papel, papelão, aço, restos de materiais, além de entulhos gerados durante a obra, que são triados e colocados em espaços reservados separados, similar a pequenas baías, para que as respectivas cooperativas da região possam fazer a coleta e dar um segundo destino aos materiais.


Com o processo, a construtora teve redução nos materiais de canteiros de obras e derivados de madeira, além de movimentar cooperativas locais. Só no empreendimento RNI Nova Jaçanã (SP), mais de 940 cooperados se beneficiam com o projeto.


PARCERIA COM COOPERATIVAS DE RECICLAGEM


A RNI tem parceria com mais de 30 cooperativas de reciclagem nas cidades em que possui obras. As organizações são responsáveis pelo transporte e destinação dos materiais da coleta seletiva, um trabalho importante pelo impacto ambiental e social gerado.


“A sustentabilidade no segmento imobiliário visa diminuir os efeitos negativos para o meio ambiente e sociedade. Muito mais que desenvolver e transformar as regiões onde atua, a RNI busca deixar um legado em favor das pessoas que vivem na cidade, além de movimentar a economia local. Apenas com os resíduos produzidos por um empreendimento é possível apoiar 1.200 famílias da cidade, que contribui na melhoria da qualidade de vida da população local”, explica Gustavo Félix, diretor comercial da RNI.


TECNOLOGIA A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Um dos segredos do sucesso da incorporadora na gestão de resíduos é o uso da tecnologia, de acordo com a construtora, que auxilia na produtividade e na diminuição da ocorrência de erros. A RNI possui o departamento de CRM, em que todos os processos são cuidadosamente analisados para reduzir os desperdícios de recursos nas obras. A cada lançamento o departamento revisita o planejamento, direcionando de forma inteligente e mais precisa a utilização dos materiais. Dessa forma, é possível reduzir desperdícios e entregar residenciais com qualidade, proporcionando o sonho da casa própria aliada à sustentabilidade.


RNI REALIZA PROCEDIMENTOS SUSTENTÁVEIS NO ENTORNO DE SEUS EMPREENDIMENTOS


A construtora expande os projetos de forma sustentável, respeitando o entorno, além de desenvolver as áreas e as regiões onde atua. Presente em 12 estados brasileiros e 60 cidades, sendo a maior parte delas no interior do Brasil, a proposta da construtora é oferecer residências de qualidade ao mercado, além de transformar cidades, seja pela melhoria da infraestrutura local, como também pela geração de renda, com sólido compromisso com a sustentabilidade.


Abaixo, mais algumas iniciativas sustentáveis adotadas pela incorporadora em seus empreendimentos:

  • Reaproveitamento (geral) e no canteiro de obras;

  • Caixa de retenção;

  • Áreas de convivência dos canteiros são projetados para aproveitarem a iluminação natural;

  • Controle do descarte final de todos os resíduos gerados pelas obras;

  • Consultor ambiental para fazer o planejamento e acompanhamento do gerenciamento dos resíduos nas obras;

  • Adoção de métodos construtivos para menos desperdício, que resulta também em menos geração de resíduos, como blocos de concreto, kits hidráulicos e chicotes elétricos.


CERTIFICAÇÃO SELO AZUL + CAIXA (COMPROMISSO COM BOAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS)


A incorporadora conquistou também o Selo Azul + Caixa, que é considerado o primeiro sistema de classificação do índice de sustentabilidade voltado a projetos habitacionais desenvolvidos para a realidade da construção brasileira, com o empreendimento RNI Nova Jaçanã (SP).


Por meio deste projeto, a incorporadora deixa como legado local obras de melhorias, como saneamento, com a ampliação da rede de esgoto, com a captação dos resíduos e destinação apropriada dos mesmos, beneficiando a população da região, além dos mais 150 postos de trabalhos, diretos e indiretos.


PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO ENTORNO


A RNI promoveu uma iniciativa em respeito à biodiversidade local. Trata-se do projeto “Moradas das Corujas”, para a preservação de comunidades de corujas que vivem próximas do estande de vendas do Garden RNI, na cidade de São José do Rio Preto (SP).


Com o objetivo de proteger as aves de rapina, a incorporadora construiu casas para elas, feitas de ferro – com altos pólos – e telhas de concreto para abrigar as aves das chuvas, enchentes e demais intempéries climáticas. Todo o design foi pensado em abrigar as corujas e seus filhotes, inclusive impedindo a entrada de predadores, como gaviões, cobras, cães domésticos e depredações humanas. O projeto já é um sucesso e a RNI ampliará a ação para mais duas famílias de corujas próximas da empresa.


A iniciativa surgiu a partir da observação dos hábitos diários de uma moradora da região, que cuidava e protegia essas corujas. Em sintonia com a comunidade local, a construtora decidiu ajudar na preservação e proteção das aves, construindo essas habitações e protegendo o seu entorno.


Fonte: Imprensa Weber Shandwick


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page