top of page
Equipe Contramarco

CONSTRUÇÃO CIVIL E SUSTENTABILIDADE: MARCAS INVESTEM EM ESG PARA ATENDER DEMANDA DO MERCADO

Com projetos cada vez mais voltados para as pautas do meio ambiente, construtoras conquistam certificações internacionais atestando a sustentabilidade nos empreendimentos

Reprodução: O CTE

Empreendimentos imobiliários sustentáveis estão ganhando cada vez mais destaque no mercado, refletindo a crescente demanda por práticas alinhadas com as diretrizes ESG (Meio Ambiente, Social e Governamental, em tradução livre). De acordo com o último Índice do Setor de Sustentabilidade da Kantar divulgado, mais da metade da população já deixa de consumir produtos de marcas que não investem em sustentabilidade. Esse comportamento impulsiona ainda mais o cuidado das construtoras e imobiliárias no desenvolvimento de novos empreendimentos. Exemplo disso é a Novolar – marca do Grupo Patrimar que atua nos segmentos econômico e médio em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo – que acaba de conquistar o certificado internacional EDGE para o projeto do Novolar Green View, em São José dos Campos (SP), lançado no último ano. 


O EDGE (Excellence In Design For Greater Efficiencies) é uma certificação internacional emitida pelo International Finance Corporation (IFC), que atesta a sustentabilidade de empreendimentos. Nele, são avaliadas três categorias: energia, água e menos carbono incorporado nos materiais – itens essenciais na eficiência sustentável. A conquista foi fruto da economia conquistada no projeto do Novolar Green View quando comparado a um projeto-referência (baseline). 


Através da ventilação natural, controle de iluminação, luz exterior, telhado com isolamento térmico, chuveiros, torneiras e bacias sanitárias com eficiência hídrica, sistema de captação de água da chuva, eficiência de material, entre diversas outras medidas, o Green View conseguiu uma economia de energia em 22%, de água em 31% e de menos carbono incorporado nos materiais em 58%. "Todas as medidas adotadas para redução do consumo de água, energia e carbono incorporados em materiais tornaram o edifício mais eficientes em termos de recursos", diz Nathalia Gomes, gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Patrimar.


Além do certificado preliminar do empreendimento, todos os futuros moradores também receberão um certificado individual da unidade. “Essa certificação também traz inúmeros benefícios para os clientes, como economia em contas de água e energia, taxa de condomínio menor, além da valorização do imóvel e contribuição para um futuro mais consciente e sustentável”, destaca Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar.


Além desse, dois empreendimentos de alto padrão no Rio de Janeiro (Oceana Golf e Atlântico Golf) e outros dois em Belo Horizonte (Etoile e Le Sommet) da Patrimar – marca do Grupo que atua no segmento de alto padrão – também já receberam a certificação internacional de sustentabilidade.


A Companhia divulga ainda, anualmente, o Relatório de Sustentabilidade como medida de transparência, feito com base nas Normas GRI (Global Reporting Initiative). O Grupo deu início também ao processo de quantificar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações por meio de parceria com a WayCarbon – que realizou a implantação do sistema Climas para viabilizar este processo. 


“É com muita alegria que celebramos o primeiro certificado EDGE da Novolar e o quinto do Grupo Patrimar. Sabemos que a construção civil tem um impacto enorme no meio ambiente. Pensando em minimizar os impactos da construção civil, estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável do negócio e sempre em busca de soluções eficientes de sustentabilidade”, finaliza Veiga.


Fonte: Construtora Novolar/Approach Comunicação

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page