top of page

CONSERVAÇÃO DE EDIFÍCIO HISTÓRICO

Arquiteta e urbanista especialista em restauração explica como funciona o processo

Liceu Maranhense (MA). Reprodução: Vale

Paula Katakura, arquiteta especialista do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), provedor de ensino científico-tecnológico para atender às necessidades da indústria, explica que restaurar e conservar edifícios e outros patrimônios históricos não são tarefas fáceis, uma vez que requerem conhecimento em diferentes áreas e estudos aprofundados.


Paula Katakura. Reprodução: Revista Ensino Superior

A especialista afirma que a conservação de um patrimônio é importante para preservar o registro da história de um povo, além da permanência de um legado protegido para as gerações posteriores.


“O arquiteto e urbanista trabalha para garantir a preservação de monumentos e conjuntos históricos, respeitando as paisagens naturais e urbanas, a fim de preservar a identidade cultural de um determinado local”, informa Paula. “Para um melhor resultado, sem dúvida, é possível a participação de outros especialistas, como engenheiros, arqueólogos, historiadores, restauradores, entre outros”, finaliza.


Além disso, a arquiteta explica que uma restauração fiel inclui a manutenção da estrutura e da sua forma também, podendo dar um toque moderno aos edifícios antigos. “Existem teorias que sugerem manter os materiais já existentes ao utilizar métodos tradicionais de conservação, ou, se necessário e desejado, empregar novas técnicas de restauração, ao fazer uso de novos materiais”, explica.

Catedral de Notre Dame. Reprodução: Arch Daily

Ela dá o exemplo da Catedral de Notre Dame, em Paris, na França, que está recebendo um novo redesenho e instalações, a pedido dos gestores do edifício. A arquiteta acrescenta que muitos profissionais afirmaram que as intervenções contemporâneas não dialogam com a estrutura original do monumento.



Museu do Ipiranga/Paulista. Reprodução: Arch Daily

“Já o Museu Paulista foi modelado em 3D, com o uso de escaneamento a laser e drones. Essa tecnologia gerou nuvens de pontos, que permitiram obter a geometria precisa da construção e também detectar patologias, problemas nas fachadas, revestimentos e coberturas”, exemplifica Paula.




Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page