top of page

CONHEÇA OS BAIRROS DE SP COM MAIOR NÚMERO DE PRÉDIOS SUSTENTÁVEIS

Vila Mariana lidera levantamento com mais prédios certificados AQUA-HQE no Brasil


Reprodução: Lauto Vila Mariana, lançamento da Tarjab, no bairro Vila Mariana (SP)/Reprodução: AQUA-HQE/Assessoria Ateliê de Textos

A certificação de sustentabilidade franco-brasileira AQUA-HQE − no Brasil aplicada pela Fundação Vanzolini − é uma das principais metodologias internacionais usadas para avaliar e atestar o desempenho ambiental das construções mundo afora. Nesse quesito, a cidade de São Paulo está bem posicionada. O bairro Vila Mariana, possui 23 edifícios construídos ou em construção que já receberam o certificado e hoje é o bairro com mais prédios sustentáveis do país. Além disso, a região pode ser considerada uma das mais bem qualificadas nesse aspecto.


Outros bairros da cidade se destacam no levantamento feito pela Fundação Vanzolini, são eles o Tatuapé, em segundo lugar com 16 prédios sustentáveis; em terceiro, a Lapa e a Chácara Santo Antônio, ambas com 11 cada; na sequência Perdizes com 8; e Vila Madalena, Vila da Saúde, Jaguaré e Campo Belo com 6 cada.


No Brasil, o selo atestou mais de 700 edificações prontas ou em construção; cerca de 400 empreendimentos mistos, residenciais ou comerciais; mais de 36 mil unidades residenciais, casas ou apartamentos; o que representa ao todo 14 milhões de m² de área construída.


As diferentes fases do processo de avaliação da certificação AQUA-HQE para os empreendimentos (pré-projeto, projeto, execução ou operação e uso) baseiam-se em 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.


Com 50% das exigências técnicas voltadas às condições ideais de saúde e conforto e 50% aos benefícios ambientais, a certificação ganha a adesão de consumidores e importantes setores da economia brasileira.


A capital francesa, Paris, é considerada uma das cidades globais da sustentabilidade na construção civil, em boa parte, graças à adesão dos empreendedores locais aos critérios AQUA-HQE, que em português significa Alta Qualidade Ambiental.


Fonte: AQUA-HQE/Assessoria Ateliê de Textos

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page